O prazo para registro veterinário de granja de aves termina no próximo dia 3 de março, sem a previsão de prorrogação do prazo e/ou de nova data para o atendimento da demanda.

As granjas precisam comprovar o cumprimento das normas de biosseguridade, como a instalação de telas e outras medidas contidas na Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 56/2007, destinadas à prevenção de doenças como a influenza aviária, doença de Newcastle e salmoneloses. A solicitação é necessária para realização de vistoria e emissão do Laudo de Inspeção Física e Sanitária e para obtenção do registro.

O objetivo é manter a produção avícola nacional e com níveis adequados de biosseguridade. Sem comprovação do requerimento de registro, os criatórios não poderão alojar mais novas aves. Essas granjas devem entregar documentação e informar que estão aptas a receberem auditoria do serviço veterinário oficial. Nas principais regiões produtoras do país, segundo o Mapa, mais de 90% das granjas já protocolaram seus pedidos.

Ao todo o plantel aviário brasileiro é reunido em torno de 41 mil granjas. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. A produção avícola é exportada para aproximadamente 160 países. Um total de aproximadamente 32% da carne de frango é embarcada para o exterior e, 68%, consumida no país.