O avanço dos casos de coronavírus e o aumento no número de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), obrigam os três maiores municípios da região a abrirem mais 18 leitos, destinados ao tratamento da doença pelos próximos 90 dias. A informação foi confirmada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, na segunda-feira, 15, durante live, no Facebook.

De acordo com Pasin, além de Bento, os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha vão custear a aberturas de novos espaços até que o Ministério da Saúde habilite os leitos e faça o repasse de recursos para a manutenção das UTIs que serão destinadas para atendimento de pacientes acometidos pela doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o prefeito, 10 novos leitos serão abertos no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, cinco no Hospital São Carlos, em Farroupilha e mais três no Hospital Tacchini, totalizando 18 espaços. A expectativa, segundo Pasin, é de que a habilitação ocorra o mais breve possível. Em Bento Gonçalves, os novos leitos já estão sendo equipados. No total, a casa de saúde da Capital do Vinho terá 40 leitos de UTI, sendo 23 para o SUS e destes 10 com exclusividade para tratamento da Covid-19, além de 17 espaços para planos de saúde privado. “Esperamos que no menor tempo possível o ministério habilite esses leitos, tirando essa responsabilidade do município que está fazendo um papel que não é dele dentro da federação”, aponta Pasin.

Foto: Hospital Tacchini / Reprodução