O ano de 2013 está sendo benéfico para a área da segurança pública. Há cerca de um mês, o policiamento comunitário trouxe grupos de policiais para mais perto dos moradores de diversos bairros da cidade, o que, sem dúvida, ampliou ao menos a sensação de segurança da população. Os seis núcleos da Brigada Militar (BM) e um da Polícia Civil (PC) estão beneficiando diretamente uma população de mais de 40 mil pessoas – pouco menos de 40% da população total do município, estimada pelo IBGE em aproximadamente 110 mil pessoas – em bairros populosos e que apresentam índices de criminalidade maiores, como São Roque, Botafogo, Progresso e Cidade Alta, entre outros.

Um novo reforço na segurança amplia ainda mais essa sensação para a cidade. É isso que todos esperam, principalmente a partir de agora, quando estão sendo incorporados mais 16 novos soldados na Polícia Militar, além de seis para a Polícia Rodoviária. Desde a formatura, realizada em Caxias do Sul há pouco mais de um mês, esses policiais – além de outros 11 que serão incorporados em outras cidades da Serra Gaúcha – já estavam nas ruas ajudando na segurança e, agora, com a publicação da transferência, eles precisam estar aptos para enfrentar a criminalidade.

Além do aumento do efetivo, o Estado providenciou mais viaturas e mais equipamentos, o que dota as forças policiais de mais efetividade no combate ao crime. Mesmo que ainda enfrente o crônico problema do presídio estadual localizado no centro da cidade como um barril de pólvora prestes a explodir, e que a construção do novo presídio ainda esteja longe da realidade, as notícias nesse setor, enfim, começam a ser boas na prática. Desde o início do governo de Tarso Genro, a população aguarda ansiosa por melhorias na área da segurança, setor que foi praticamente esquecido, sem aumento de efetivo, sem viaturas, em um tempo que até hoje cobra seus reflexos, principalmente no que diz respeito à Polícia Civil.

Agora, os holofotes se voltam para a suspensão do concurso marcado para o segundo semestre, o que poderia significar também um avanço na atuação da corporação, que responde com eficiência a suas tarefas, mas a custo de um esforço que poderia ser amenizado com o aumento do efetivo, tão esperado pelas autoridades policiais. O que a população de Bento e, de resto, de todo o estado espera é que a situação se resolva o mais rápido possível, para que novos policiais sejam incorporados e garantam mais segurança. Assim como está acontecendo, com mais rapidez, com a Brigada Militar.