A proposta de redução do número de vereadores na Câmara de Bento Gonçalves pode ser considerada um contrassenso, visto que os 17 parlamentares que hoje estão lá seguem o que determina a Constituição para um município de 112 mil habitantes. Vale ressaltar que o Legislativo bento-gonçalvense vem dando exemplos de eficiência em gestão nos últimos anos, reduzindo gastos, diminuindo o número de assessores e garantindo o uso com parcimônia do dinheiro público.

Portanto, não temos problemas com os gastos, mas sim com o fato de uma atuação mais eficiente dos parlamentares em favor das questões comunitárias. Buscar cerca de 4,5 mil assinaturas não seria tão difícil, mas o que estes eleitores deveriam fazer era uma cobrança mais incisiva para que o parlamentar que recebeu o seu voto seja mais empenhado, cobre ações do Poder Público e mostre que não está na Câmara a passeio.

Se a população for vigilante e preocupada com as questões que envolvem o município, irá exigir mais representatividade por parte dos parlamentares que hoje ocupam uma cadeira no Legislativo. Dizem que cada povo tem o vereador que merece. Quem não concorda deve se mexer.