A rede hoteleira de Bento Gonçalves vem tendo momentos positivos em 2015, principalmente neste segundo semestre. Enquanto alguns setores estão preocupados com a crise, donos de hotéis e restaurantes da cidade comemoram o aumento na ocupação de seus estabelecimentos.

Os números são muitos positivos e fazem crescer as expectativas para o final de ano. A retração da economia e a alta do dólar foram fatores positivos para que mais turistas optassem por descobrir os encantos de Bento Gonçalves. Aos poucos, nossa cidade está deixando de ser apenas um ponto de passagem dos turistas para se tornar um local onde as pessoas estão ficando em torno de dois a três dias. Começamos a ter o nosso roteiro, com agências de todo o país mandando seus clientes para a Capital do Vinho.

Na contramão dos aumentos registrados em nosso município, a Região das Hortênsias registrou queda de ocupação nos últimos dois meses, segundo o Sindicato dos Hotéis. Para o SindTur, responsável pelo levantamento dos números naquela região, os dados negativos de novembro, mês de alta temporada com a realização dos eventos natalinos na região, são reflexos da crise brasileira, da superoferta de leitos e do crescimento dos aluguéis de temporada.

O grande desafio para os empreendedores bento-gonçalvenses será a manutenção destes números, principalmente para o ano que vem. Também será preciso melhorar as taxas de ocupação durante os dias de semana, um fator que há anos pesa nos levantamentos feitos junto aos hotéis do município. Mas até este fator registrou pequenas melhoras, principalmente com a realização de seminários e congressos.

De certo mesmo, podemos dizer que Bento Gonçalves está no caminho certo, fortalecendo as diversas vertentes de turismo e fomentando a geração de empregos e a ampliação do número de leitos disponíveis na cidade. Para 2016, teremos um primeiro semestre que, apesar das incertezas da economia, deve ser muito bom para a rede hoteleira, bem como para a área turística e gastronômica. Teremos a 20ª edição da Movelsul, que acontecerá no mês de março e é considerada a maior feira de móveis da América Latina. Logo em seguida, no mês de abril, acontece mais uma edição da Fiema Brasil, uma das principais feiras de negócios ambientais da América Latina. Por todos estes motivos é que precisamos acreditar e apostar que o crescimento irá continuar acontecendo no ano que vem. Este é o perfil dos empreendedores bento-gonçalvenses.