O trabalho de recuperação do trecho que foi destruído na ERS-448, durante os temporais do dia 30 de junho vai custar aproximadamente R$ 1,8 milhão, conforme informou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O processo licitatório para escolha da empresa responsável pelas obras foi realizado na manhã desta sexta-feira, 2 de outubro, em pregão eletrônico. A empresa Rota Terraplenagem e Pavimentação Ltda foi a vencedora do certame. A previsão é de que o tráfego de veículos seja liberado até o final do ano.

Segundo o Daer, seis empresas apresentaram propostas para as obras de recuperação na altura do quilômetro 39 da rodovia. As obras na estrada liga os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul devem começar ainda neste mês. Para evitar a queda de novos blocos de pedras pela via, a empresa vencedora do certame também vai executar os serviços de estabilização da encosta.

Pelo contrato, a empresa tem até seis meses para realizar as obras no trecho. No entanto, a expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados até o final do ano. Para recuperar o local destruído pelo deslizamento de terra, a empresa deverá realizar uma escavação na encosta acima da rodovia, visando o aumento da seção e a recomposição do aterro que foi destruído pelo deslizamento.

Por ser considerada uma obra emergencial, o processo de escolha da empresa vencedora foi agilizado. Segundo o secretário de Transportes do Estado, Juvir Costella, a intenção do governo é de que as obras terminem o mais breve possível para facilitar a vida dos motoristas que necessitam utilizar a via para o transporte da produção entre as duas cidades. “Nossa intenção é liberarmos o trecho o mais rápido possível, com segurança aos usuários e soluções que evitem novos incidentes”, afirma.

Foto: Daer / Divulgação