Estamos vivendo um momento de colheita, de valorização da nossa região e de festa da “Celebração da Colheita”, isto é Festa da Uva.
O sucesso industrial da região de colonização italiana, podemos creditar aos fatores:

EXISTÊNCIA DE MERCADO – A produção artesanal industrial, além do mercado representados pelas próprias comunidades coloniais, supria as populações adjacentes (voltadas para a pecuária) as cidades do Estado e até o Exército, durante certa época em guerra com o Paraguai.

AMOR AO TRABALHO – A sociedade imperial brasileira, com escravos para qualquer ofício braçal, tinha verdadeira aversão ao trabalho manual. Trabalhar era reservado aos escravos. Porém, para o imigrante italiano, o trabalho tornou-se o segredo da fartura, causa de progresso e prova de honorabilidade, havendo poucos defeitos mais detestáveis que a indolência.

ESPÍRITO DETERMINADO – O próprio imigrante tinha consciência de sua capacidade de realização e da força de sua decisão empreendedora.

HABILIDADE E SUPERIORIDADE TECNOLÓGICA – A habilidade inata aliada a conhecimentos trazidos da Pátria de origem e repassados ao descendentes, colocava o imigrante italiano em vantagens ante o luso-brasileiro. Já em 1884, sucessivos convites foram enviados a parentes e amigos para que viessem ao Brasil, ao lado da atividade agrícola, vislumbrava moinhos, serrarias, carpintarias e sapatarias. ” A habilidade do italiano se confirma desde a presença de ferramentas básicas de marcenarias e ferrarias, até mesmo em instalações completas destes equipamentos, em praticamente todas as casas coloniais.”

ACÚMULOS DE CAPITAIS – Os róseos álbuns comemorativos dos 50, 75 e 100 anos de Imigração Italiana, exaltam o sucesso Industrial dos italianos e seus descendentes, fazem crer que ” apenas o trabalho”, as pequenas oficinas tornaram-se grandes indústrias.

VIAS DE COMUNICAÇÃO – Verifica-se facilmente que o crescimento dos núcleos coloniais deu-se na razão direta da importância das vias de acesso, iam acontecendo mesmo que, com a mudança dos itinerários preferenciais, cidades de bastante progresso e desenvolvimento.

“Saudemos o nosso tempo, com a valorização daqueles que construíram os alicerces desse sucesso de toda a região colonial.”