Que tal pedalar por 10 km, das 8h. às 13h30min? Quando recebi o convite não me pareceu algo muito atrativo, mas quando soube de todas as atividades envolvidas nessa pedalada, fui a primeira a montar na bike. Fomos de van do hotel Dall’Onder até a vinícola Marco Luigi, e de lá recebemos as instruções e os equipamentos necessários para começar a jornada por um dos vales históricos de Bento Gonçalves.

Um caminho recheado com casas de arquitetura italiana e paisagens de tirar o fôlego, literalmente. Na primeira parada, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre o processo de fabricação do vinho em uma visita guiada na vinícola Marco Luigi. Logo em frente paramos para conhecer a singela e encantadora “Igreja do Vinho” uma das marcas da colonização italiana em Bento Gonçalves. Alguns quilômetros e muitas pedaladas depois paramos em um dos vinhedos presentes na região, uma das atividades mais legais, pedalar no meio dos parreirais e ter a sensação de estar dentro de um filme italiano. Depois de sair do encanto dos vinhedos, fomos para uma degustação de geleias e sucos na Casa de Madeira Gourmet, eram tantas as opções e sabores diferentes que foi quase impossível de eleger uma preferida, mas com muito sacrifício escolhi um potinho de geleia de vinho Malbec.
E para fechar com chave de ouro o cicloturismo, fizemos à última, mas não menos importante parada, na casa da Família Tasca, uma tradicional família de imigrantes italianos que transformou o lugar em um lindo e aconchegante museu, cheio de móveis e relíquias preservadas com muito cuidado. A visita guiada por um dos herdeiros é realmente uma bela aula de história, contada de uma maneira que supera qualquer professor formado.

Mesmo para aqueles, que assim como eu, estão “enferrujados” no quesito atividade física, o passeio é muito vantajoso, pois durante a pedalada são feitas paradas estratégicas nas vinícolas da região, onde o ciclista pode descansar e também aproveitar para degustar os vinhos e os sucos produzidos ali.

Além disso, para os mais preguiçosos ou não tão dispostos a fazer força, é oferecida uma bicicleta elétrica, que facilita na hora de passar pelos trechos mais íngremes, e também um carro de apoio que oferece assistência necessária para os ciclistas, assim, todos conseguem desfrutar ao máximo o belíssimo trajeto.

Poderia ficar aqui descrevendo cada centímetro dos 10km pedalados, mas acho que soltar spoiler (antecipar a surpresa) e estragar as surpresas do caminho não é legal, então vou deixar pra vocês pedalarem e descobrirem esses e todos os outros encantos do Vale dos Vinhedos, o qual proporciona, sem dúvidas a recompensa de um cenário impar.