A alfabetização tem início antes das letras. Começa entre os dois anos de idade, aproximadamente, quando você começa a dizer e indicar onde a criança está sentada, ou seja, ensina onde ela está (objetos, espaço etc.). Já a alfabetização ‘escolar’, a parte de leitura, escrita se dá a partir dos cinco anos, diz a coordenadora do Colégio Joana D’Arc, Cristina Carvalho.

Porém, alfabetizar as crianças precocemente significa empurrá-las ao mundo adulto antes da hora, causando um gasto de energia que poderá fazer falta em suas vidas. Até pelo menos os seis ou sete anos a criança deve simplesmente brincar. “O tempo que alguns julgam que ela ‘perde’ por não ser rapidamente alfabetizada, na verdade é ganho acumulando forças internas para poder enfrentar o mundo que, às vezes, tanto preocupa os adultos”, diz Glauciana Nunes blog “Coisa de Mãe”.

O ensino precisa condizer com a maturidade de cada criança, independentemente se com cinco ou sete anos de idade. Os pais devem observar as capacidades de seus filhos e acompanhar seu crescimento na escola, ajudando-os nos conteúdos propostos e intervindo quando perceberem qualquer dificuldade.

A alfabetização precisa ser algo prazeroso. A criança precisa estar motivada para aprender, o professor precisa apresentar atividades lúdicas para despertar o gosto pelas letras e os pais devem ser pacientes, pois cada criança tem seu tempo de aprender e se alfabetizar.