Os estragos provocados pelo temporal que assolou Bento Gonçalves ainda estão sendo calculados mas, com certeza, deixaram marcas em boa parte da comunidade. Ao longo de toda a segunda-feira, 11, e terça-feira, 12, era comum vermos pessoas falando que nunca tinham visto algo do gênero acontecer na Capital do Vinho. Afinal, a destruição percorreu quase todos os bairros e também localidades do interior. A situação só não pode ser classificada como arrasadora graças ao fato de que nenhuma vida humana foi perdida.
Porém, quem andou pelos bairros e também no interior de Bento Gonçalves pode ver no rosto das pessoas a tristeza e aflição com o que tinha acontecido. Em São Pedro, quatro tempestades com granizo dizimaram pomares e parreirais. Cerca de 400 famílias tiveram em torno de 80% de tudo o que cultivavam perdido. Chega a ser desesperador saber que vários meses de trabalho duro e dedicação foram inutilizados pela natureza. Parece castigo, além de ser algo muito difícil de se aceitar.
No Tancredo Neves, um senhor de 54 anos por pouco não perde a vida. Ele não queria sair de sua casa, que estava prestes a desabar. Preferia morrer a ter que deixar seus 11 gatos, seus companheiros de cotidiano, desamparados. Felizmente, os integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil convenceram o homem a deixar o imóvel que, 10 minutos depois, ficaria em pedaços ao desabar em um penhasco de 20 metros de altura. Em todos estes casos, cenas fortes marcaram as últimas 48 horas dos bento-gonçalvenses. Todos nós, de uma forma ou de outra, fomos afetados por este temporal.
Porém, a mesma calamidade que traz dor e sofrimento, pode mostrar a força e a união de um povo nos momentos mais difíceis. Ainda na segunda-feira, 11, os primeiros atos de solidariedade começaram a aparecer. Dezenas de pessoas ligaram para a redação a fim de se informar de qual forma poderiam ajudar e entregar donativos. Ao saberem da escassez de lonas no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil, empresários de vários setores começaram a doar material de suas empresas a fim de evitar que a água da chuva invadisse a casa de quem foi atingido pelo temporal. Foi comum, ao longo destas 48 horas, ver um vizinho abrigando outro, trazendo uma peça de roupa seca ou um cobertor para tirar o frio.
Todos estes atos de solidariedade mostram a força da comunidade de Bento Gonçalves. Este não é um povo que vence apenas pela pujança do seu trabalho, mas também pela união de todos nas horas mais difíceis. As ações mostram que o temporal derrubou muitas pessoas, mas que todas estão dispostas a levantar e começar de novo. Do zero, se for preciso. Parabéns, moradores de Bento Gonçalves. Sendo bento-gonçalvenses, ou não, todos, na mais absoluta certeza, deram um pouco de si para que o município supere rapidamente os prejuízos materiais que ocorreram nas últimas 48 horas. Tempo este que muitas famílias demorarão para esquecer.