Guerras são momentos na história que são difíceis onde, como muitos dizem, a primeira que morre é a VERDADE. Além disso, uma outra frase importante quando se fala em guerras é a que quem conta a história é quem venceu a guerra. Quem perdeu a guerra, as dificuldades, poucos saberão.

As guerras começam devagar, normalmente por uma pessoa somente que, pelo poder bélico ou, atualmente, pelo poder da caneta ( ditador, presidente, primeiro-ministro….) podem invadir territórios ou bombardeá-los.

As guerras começam muito antes do primeiro tiro.

Putin e a Rússia podem vencer a guerra bélica, a territorial. Mas já perderam a guerra econômica. Essa guerra Rússia X Ucrânia erguerá uma NOVA ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL onde os países europeus pensarão e agirão de outra forma que até então quando o assunto for Rússia, assim como os Estados Unidos, Japão e todos os outros países do mundo.

Não fazer mais negócios com os maiores países do mundo pode levar a Rússia a sérios problemas, além de seu povo ser visto, sob os olhares do mundo, com desconfiança, talvez. Putin pode continuar a fazer negócios com a China e com alguns países mas, mesmo que a China a suporte financeiramente, todos olharão para esse país com outros olhos a partir de agora.

Estados Unidos e União Europeia representam quase 50% do PIB mundial. Ficar fora desse mercado significará perder boa parte da participação econômica para qualquer país. A tabela mostra os principais países em termos de PIB (produto interno bruto).

Depender essencialmente da China ninguém pode. Como na estratégia empresarial, vender seus produtos para um cliente somente não é salutar pois a força que esse exercerá sobre você nos preços e nas condições de negócios futuros será imensa que sua empresa ou seu país terá sérias dificuldades no campo econômico.

Fora Estados Unidos, União Europeia e China, todos os outros países ou grupo econômicos do mundo não chegam nem perto, em termos financeiros, dessas 3 regiões/países.

A Rússia participava do G8, grupo dos 8 países mais ricos do mundo. Foi convidada a se retirar. Ainda faz parte do G20 e dos BRICS. Como ficará amanhã?

Agora inicia uma guerra que, pelo que todos dizem, poderia ser evitada via diplomacia ou outras formas do que a invasão com soldados, tanques e bombas. E nem falo da guerra cibernética.

E ainda não vimos tudo, talvez. Ameaças de guerras nucleares ou armas químicas e biológicas seriam uma catástrofe para o mundo.

Quem, do dito ocidente, vai querer manter relações bilaterais como outrora com a Rússia? Será que a Rússia vai parar por aí depois dessa guerra com a Ucrânia? Como o resto do mundo vai ver Putin e a Rússia daqui para frente?

Uma nova guerra fria está dando todas as letras para ser iniciada, se já não começou.

Qual será o papel da China nesse novo mundo? O poder ditatorial, sem liberdade de expressão, sem liberdade de imprensa, sem liberdade de manifestação crescerá ou a liberdade democrática vencerá? A paz prevalecerá?

Muitas perguntas serão respondidas com o tempo mas uma coisa eu já afirmo: uma nova ordem econômica surgirá onde a Rússia terá menos espaço.

Putin perderá a guerra econômica. A guerra de imagem também.

Que se consiga parar essa guerra o quanto antes para que menos vidas sejam perdidas, além de menos famílias destroçadas.

Pense nisso e sucesso.