Nesta semana, contamos com a participação do texto do meu querido aluno César Rodrigues, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cenecista, que narra com detalhes o trabalho do publicitário, no que diz respeito ao Plano de Comunicação. Nas próximas colunas, trarei novidades e minhas percepções sobre a tão interessante Londres.

 Com o super aquecimento da economia brasileira nos últimos anos, a qual está se tornando uma das maiores do mundo, faz-se necessário o crescimento saudável das empresas que estão alavancando esse processo. O aumento da necessidade de oferecer produtos e serviços que supram de forma satisfatória essa demanda que a economia exige, faz com que as empresas busquem o seu diferencial no mercado.

 O meio publicitário está caminhando no mesmo ritmo da economia, pois de certa forma deve-se a ele boa parte desse crescimento. A necessidade de profissionais que possuam um amplo conhecimento não só técnico, mas estratégico no meio publicitário fica cada vez mais sobressalente e vai determinar a diferença na construção do sucesso dessas empresas no mercado atual.

 Em nossa região, por se tratar de um dos maiores pólos metalúrgico, moveleiro e um dos principais roteiros turísticos do Brasil, faz-se necessário uma gama de profissionais que sejam atuantes, dinâmicos e que estejam bem preparados para oferecer suporte para a demanda publicitária existente.

 E neste momento, entra o Plano de Comunicação. Partindo do contato inicial do profissional de publicidade com o seu cliente através do briefing, é feito o primeiro levantamento de dados, tais como: porte da empresa, há quanto tempo está atuando no mercado, se deseja fortalecer sua marca ou pretende se reposicionar, ou então almeja atingir novos mercados.

 Com essas informações disponíveis, inicia-se o processo de pesquisa de mercado e produto. Como sua empresa é vista no meio, que fatia do mesmo ela abrange, o que ela disponibiliza para o mercado em relação ao seu produto, qual é o seu diferencial, tudo equiparado aos seus concorrentes.

 O consumidor busca prazer e foge da dor, as pessoas estão mais jovens, mais sensíveis, acessíveis e informados gerando uma segmentação de público-alvo maior. Qual o seu poder de compra, com que frequência está comprando, onde está comprando e qual o papel que ele exerce dentro do processo de compra?

 E todas estas informações são levadas para o Plano de Comunicação. Com base nelas, a empresa define seu posicionamento e seus objetivos, tais como: qual a participação de mercado que pretende alcançar e reconhecimento. Por fim, são definidas as estratégias, junto a um bom plano de mídia, para que os objetivos determinados sejam alcançados. Estas ações estratégicas poderão compreender o merchandising junto ao ponto de venda, relações públicas, assessoria de imprensa e publicidade e propaganda.

Depois é só definir a frequência da comunicação e acompanhar de perto os resultados, para confirmar o alcance dos mesmos ou necessidade de adequação de estratégias.