O Ministério da Economia suspendeu até 30 de setembro o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos, mais conhecido como prova de vida do INSS. A medida, que acabaria na quinta-feira, 16, foi prorrogada, em razão da possibilidade de contágio do novo coronavírus. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, 8 de julho.

De acordo com o Governo, cerca de 700 mil pessoas deverão aguardar até setembro uma nova data para realização do procedimento. Segundo o ministério, a instrução normativa esclarece que a suspensão não prejudica o pagamento dos benefícios aos aposentados, pensionistas e anistiados.

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Fonte: Redação e Agência Brasil