Apesar de sol e calor serem sinônimos de alto astral, é preciso lembrar que a estação traz também diversos problemas característicos da época e que podem ser evitados com medidas simples, muitas vezes ignoradas pela população, como o uso do filtro solar, negligenciado por quase 70% dos brasileiros.

Cuidado com a alimentação

Com o calor intenso, o organismo trabalha muito mais para manter a temperatura ideal, o que consome grande parte da nossa energia. Ao consumirmos alimentos mais pesados, o corpo fica sobrecarregado, pois precisa cuidar da digestão e manter o trabalho que já estava fazendo. O resultado é digestão lenta e mal estar. Por isso, alimentos gordurosos, frituras e bebidas alcoólicas devem ser evitados. O adequado é fazer refeições com porções menores e mais vezes durante o dia para facilitar a digestão.
Comer na rua alimentos à base de leite e ovos exige muito cuidado, pois esses ingredientes podem causar até mesmo intoxicação alimentar quando expostos à temperatura inadequada. O mesmo vale para frutos do mar e petiscos. O consumo desse tipo de alimentos deve ser feito em local de confiança. Caso os procedimentos do local não sejam conhecidos, o melhor é resistir à tentação e procurar outra opção.
Manter-se hidratado é outra lei para o verão. A ingestão de líquido evita a desidratação e mal-estar, além de deixar a pele mais bonita e o organismo funcionando melhor.
“O ideal é que um adulto beba no mínimo dois litros de água por dia, que pode ser substituído por sucos e chás, por exemplo” complementa o Dr. Antônio Guilherme Monteiro, diretor clínico e clínico-geral do Hospital Alvorada Moema.

Mantendo distância da micose de pele e unha

A micose de pele e unha pode aparecer em qualquer época, mas a umidade e calor característicos do Verão proporcionam o ambiente ideal para os fungos. Por isso, é essencial evitar andar descalço em pisos úmidos, não dividir toalhas, luvas, roupas e calçados com outras pessoas e exigir sempre alicates de cutículas e tesouras esterilizados.
O cuidado deve ser dobrado ao frequentar piscinas, vestiários de academias, saunas e lava-pés.

Cuidados especiais para quem tem pressão arterial baixa

Com a temperatura mais alta, quem sofre de pressão baixa costuma piorar por causa da vasodilatação que ocorre no calor. Os principais sintomas são desânimo, tontura, mal-estar, fraqueza, palidez e excesso de suor, além de dor de cabeça e visão turva, em alguns casos.
“Uma boa forma de combater o problema é beber bastante líquido e evitar a exposição excessiva ao sol (outras recomendações?)” indica o Dr. Guilherme. Caso os sintomas persistam, é importante procurar um médico e verificar a pressão arterial com frequência.

Fonte: minhavida.com.br