Uma reunião entre o Governo do RS e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na manhã desta terça-feira, 4 de agosto, discutiu a possibilidade de dar mais autonomia dos municípios nas decisões do Distanciamento Controlado para conter a propagação do novo coronavírus. A ideia é que as associações dos municípios proponham alterações locais, de acordo com a situação de cada município.

Atualmente, o modelo de distanciamento controlado emite a cor das bandeiras todas as semanas e, após avaliação dos recursos encaminhados pelas prefeituras municipais, a decisão é tomada e divulgada. No processo, municípios que, por exemplo, estivessem na região de bandeira vermelha, mas que apresentem indicadores semelhantes à cor laranja, podem adotar medidas mais brandas do que as existentes no decreto.

A reunião desta terça-feira, tem como objetivo chegar a um consenso sobre uma forma de cogestão do modelo entre o Estado e as 27 associações, para aperfeiçoar o processo.

Durante o encontro virtual, o governador Eduardo Leite informou que há possibilidade de alteração nos protocolos da bandeira vermelha, visando a flexibilização do funcionamento de atividades comerciais. A expectativa é de que neste mês, os indicadores da Covid-19 comecem a estabilizar.

Foto: Reprodução