É nesta época que o aparecimento de baratas se torna mais comum nas ruas e em residências. Afinal, é na estação do calor que ocorre a reprodução da espécie. Embora elas pareçam inofensivas, as baratas ‘carregam’ microrganismos patogênicos na cutícula, asas, antenas, exoesqueleto e pernas, ou seja, praticamente todo o corpo.

Como transitam por lugares como lixos, esgotos e com má higienização, elas podem provocar muitas doenças nos humanos. Por isso, é importante ter atenção quanto ao acúmulo de lixo e a limpeza dos espaços.

Conforme o químico de uma empresa de dedetização de Venâncio, Marlon Juliano Lima Weber, é nesta época do ano que aumenta a proliferação das baratas e também, a busca pelo combate. “A barata, entre os insetos, é a mais fácil de controlar”, relata.

O profissional explica que existem dois tipos de baratas comuns no município: a periplaneta (a comum) e a blatella germânica (a menorzinha). A primeira, é mais comum em residências e a outra é vista, principalmente, em estabelecimentos comerciais.

A blatella germânica é, segundo Weber, mais difícil de combater, pois ela aparece mais à noite. Além da dedetização, método mais eficaz para combatê-las, as fórmulas ‘caseiras’ ou os produtos comprados em supermercados também podem ajudar na eliminação. “As vezes, mesmo limpo o ambiente, a barata pode aparecer por consequência do esgoto ou de acúmulo de lixo em algum local próximo”, lembra.