Objetivo é contribuir para a diversificação na propriedade e, consequentemente, aumentar a renda do produtor

Uma parceria entre a prefeitura de Bento Gonçalves e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) possibilitou a criação de um programa que visa incentivar a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras. Com isso, o produtor que tiver interesse em participar vai receber uma série de vantagens. Nesta semana, a Emater deu início à elaboração dos primeiros projetos.

Em dezembro de 2021 foi aprovada a Lei Municipal n°6.790 que Incentiva a Produção de Uvas de Qualidade Superior em Espaldeira e Aquisição de Mudas Viníferas. A partir de então, o município está autorizado a subsidiar 100% de até 30 horas de serviços de máquina para a implantação de vinhedos em espaldeiras, no limite de até um hectare por matrícula de imóvel rural.

Além disso, o agricultor inserido no programa vai ter outro benefício: poderá receber até 50% do custo da aquisição das mudas viníferas que serão plantadas na propriedade. Entretanto, é necessário que elas sejam provenientes de viveiros certificados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho).

Como vai funcionar?

De acordo com o chefe do escritório da Emater, Thompson Didoné, o agricultor interessado deve ir até a prefeitura realizar um cadastro necessário, levando toda documentação exigida. “Estando com tudo em dia, a prefeitura nos encaminha toda essa documentação e nós agendamos com o produtor a elaboração do projeto técnico para a implantação desse vinhedo”, explica.

Quando toda parte técnica estiver pronta, o produtor vai ter até dois anos para fazer o plantio das mudas.

Didoné destaca que no programa, além do incentivo de serviços de máquina e o subsídio das mudas, o beneficiado também contará com outras vantagens. “A Emater, juntamente com os agricultores, também vai orientar, de forma técnica, a quantidade correta de postes, arames, enfim, tudo que vai ser usado na estrutura”, salienta.

Por fim, Didoné destaca que a elaboração do projeto é feita de forma gratuita. “Não tem custo nenhum para o produtor, até porque a Emater é conveniada com o Poder Público, então, a gente faz essa contrapartida, elaborando os projetos, georreferenciando as áreas e, depois, se precisar, acompanhando o pessoal da prefeitura na visita na propriedade para ver o investimento”, finaliza.

Primeiro produtor

Deonir Dal Lago Marin é o primeiro agricultor de Bento Gonçalves a encaminhar o projeto para ser beneficiado. Ele conta que, antigamente, já passou pela experiencia de produzir uvas de qualidade superior e gostou. “São uvas boas para trabalhar, dão em menor quantidade por hectare, mas tem mais qualidade e com valor melhor”, garante.

De acordo com Marin, a previsão é que o trabalho comece ainda no mês de abril. “Acho que vai ser liberado dentro de 15 dias, até metade de abril as máquinas vão ser liberadas e aí já vamos implantar o vinhedo. Talvez não tenha ainda as mudas, mas a montagem do parreiral já vai ser feita esse ano”, explica.

Equipe da Emater, secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli, junto com o primeiro agricultor que encaminhou o projeto, Deonir Dal Lago Marin

Marin elogia o projeto e afirma que vai ser um bom benefício para quem atua na área rural. “Vai incentivar o pessoal a produzir e ficar na colônia, porque nossa agricultura está muito defasada, em todos os setores, porque tudo é caro para fazer. Acredito que é um projeto muito bom. Espero que continue para outros tipos de parreira, para suco também. As horas / máquina ajudam muito”, avalia.

Além disso, o agricultor acrescenta que é um orgulho participar do projeto. “Me criei com parreiras e continuo. A gente tem outras atividades, mas não desiste, porque é uma fonte de renda. É trabalhoso, sofrido, todo mundo sabe que é. Às vezes, a gente escuta comentários de que os colonos ganham e vivem bem, mas ninguém está de sol a sol, 12 horas por dia, como nós. Por outro lado, dá orgulho, a gente produz para as vinícolas, fazemos vinhos, isso destaca nosso município, é uma honra participar disso”, salienta.