Há seis anos, o Projeto Transformando Vidas oportuniza a realização do sonho de debutar, participar de diversas atividades de promoção ao bem-estar, saúde e cidadania a adolescentes. Nesta quinta-feira, 25, mais uma edição foi lançada no Município. O evento ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença da comunidade, autoridades e empreendedores da cidade. “A origem deste projeto é justamente para que o jovem acredite em si, no seu potencial, no caminho que ele quiser percorrer. Queremos agregar, através das entidades, secretarias, empresas, Poder Público com muitas pessoas envolvidas porque a cidadania pode ser feita de várias formas para que o resultado final seja belíssimo”, ressalta a primeira-dama, Cynthia Pasin.

Até o mês de agosto, os 25 adolescentes, sendo 13 meninas e 12 meninos, terão aulas voltadas à inserção no mercado de trabalho, desde a vestimenta para uma entrevista até a inclusão no âmbito profissional, confecção de currículos, além de oficinas expositivas, dialogadas e visitas técnicas. Os encontros ocorrem semanalmente, nas quartas-feiras, nas dependências do Sindilojas, parceira da atividade.

O sucesso do programa deve-se principalmente à contribuição de parceiros em diversos níveis da comunidade, entidades, poder público e iniciativa privada. Cada adolescente conta com um padrinho. Na ocasião, o presidente do Sindilojas, Daniel Amadio afirmou, “para nós essa foi uma experiência incrível. Nós conseguimos com que nossa afilhada tivesse a oportunidade de ter acesso ao primeiro emprego. Então, além de conseguirmos dar toda a formação, é muito satisfatório poder encaminhá-los ao primeiro emprego”.

Além disso, a iniciativa contempla a inserção dos integrantes para oportunidades de emprego no Senai ou Senac, através do Programa Jovem Aprendiz. Em 2018, os 20 participantes foram inseridos no mundo do emprego formal.

Na oportunidade o prefeito Guilherme Pasin lembrou do objetivo do projeto. “Esse é um momento de transição, e o que mais desejamos é que vocês não sonhem o sonho de alguém, e sim o de vocês, aquilo que vocês almejam. São muitas perguntas, dúvidas que surgem nessa época, e o projeto tem esta finalidade, proporcionar este suporte para a realização dos sonhos de vocês”.

Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Programa Bolsa Família. O Projeto Transformando Vidas conta com apoio de entidades e empreendimentos do Município.

Início das atividades
Dando continuidade aos encontros semanais programados, os adolescentes iniciaram as atividades da sexta edição nesta quarta-feira, 24. Acompanhados pelo Gabinete da Primeira-Dama e pela equipe do Acessuas Trabalho, da Secretaria de Assistência Social, os integrantes confeccionaram o currículo para serem encaminhados ao Jovem Aprendiz, nas dependências do Senac.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Franciele Gonçalves