De 6 a 22 de julho, acadêmicos de Instituições de Ensino Superior de diversas partes do país estarão reunidos em Jaraguari, município localizado na região central do estado do Mato Grosso do Sul, para participar de mais uma edição do Projeto Rondon. Como instituição selecionada pelo Projeto Rondon, a Universidade de Caxias do Sul poderá inscrever – a partir de um processo de seleção interna – 8 acadêmicos (mais dois suplentes) e dois professores para participar da Operação Pantanal, na perspectiva de “somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população local, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável e na construção e promoção da cidadania”.

A Pró-Reitoria Acadêmica publicou, no dia 23 de março, no site da UCS (www.ucs.br) o edital que explica e orienta o processo de seleção dos estudantes e o formulário de inscrição para ser preenchido pelos que desejam candidatar-se a uma das vagas.

As ações a serem desenvolvidas pela equipe da UCS na Operação Pantanal estão inseridas nas áreas relativas à Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho. Podem se inscrever os acadêmicos regularmente matriculados em qualquer um dos cursos de graduação da Universidade nas áreas de Conhecimento das Ciências da Vida, Ciências Sociais, e Ciências Exatas e Engenharias. A equipe da UCS desenvolverá atividades em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). O engajamento do estudante é voluntário e não há pagamentos, nem por parte da UCS, nem por parte do Ministério da Defesa – órgão responsável pelo Projeto Rondon –, de auxílios adicionais, além daqueles necessários para que a operação ocorra, como deslocamentos, hospedagem e alimentação.

A professora Gisele Cemin e o professor Michel Mendes, da área das Ciências da Vida, serão os coordenadores da equipe da UCS nesta edição. Gisele é uma entusiasta do Projeto Rondon e já atuou como coordenadora em edições passadas. Para ela, o Projeto “permite que os estudantes conheçam uma outra realidade do Brasil. Dessa participação resulta uma troca de conhecimentos,de experiências e de opiniões, que favorecem a cidadania e possibilitam um olhar mais receptivo sobre as necessidades e demandas das comunidades com as quais interagimos”. Michel Mendes se prepara para participar como coordenador da equipe da UCS na Operação Pantanal. Pela segunda vez ele participa de uma Operação do Projeto Rondon – esteve, em 2015, na cidade de Monção, no Maranhão, na condição de estudante, na Operação Jenipapo.