Mais uma etapa do projeto institucional Pacificação nas Escolas – um olhar restaurativo do MPRS foi desenvolvida entre os dias 23 e 27 de abril, com a formação avançada proporcionada a 25 educadores das redes públicas e privada dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

O projeto, piloto na Serra Gaúcha e coordenado pelo promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses, envolve 18 municípios de cinco Comarcas da Região. Tendo iniciado em março de 2017, viabilizou a formação de 168 facilitadores em círculos de construção de paz, com a finalidade de atuarem preventivamente na temática restaurativa junto aos alunos, pais e educadores das escolas da região.

Com a parceria das secretarias municipais de educação e da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, as formações foram realizadas por profissionais vinculados à Escola Superior da Magistratura – AJURIS, prevendo para o ano de 2018 a realização de mais três etapas de formação em círculos resolutivos, que serão realizadas nas Comarcas de Carlos Barbosa, Garibaldi e Nova Prata.

A formação do grupo de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza teve a participação e o apoio da coordenadora do projeto Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas (Cipave), Luciane Manfro, e da equipe de trabalho da Secretaria Estadual de Educação, reforçando o elo existente entre os projetos do Ministério Público e do Governo Estadual na educação.

Foto: Ministério Público RS

Fonte: Ministério Público RS