No final da tarde de terça-feira, 7 de março, foi lançado oficialmente o projeto Mão Amiga em Bento Gonçalves, que consiste em encaminhar para escolas particulares as crianças carentes, de zero a quatro anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito. O projeto apaixonante, definido assim pela psicóloga Daiane Predebon, existe em Caxias do Sul desde 2009 e já beneficiou várias famílias. Além de Caxias e Bento, Farroupilha e Flores da Cunha também auxiliam as famílias que necessitam de ajuda.

A iniciativa buscará o apoio de entidades, empresários e pessoas físicas para contribuir com a iniciativa. A meta é, até o final de 2017, beneficiar 30 crianças no município. Atualmente, 480 crianças, nesta faixa etária, em Bento Gonçalves estão sem vaga. Os valores devem ser captados junto a pessoas físicas ou jurídicas, ações e eventos, doações por meio do Imposto de Renda (IR), padrinhos, entre outros. Através disso, o Mão Amiga auxilia as famílias que necessitam arcando com 50% do valor da mensalidade em escolas particulares e o restante é responsabilidade da família. Ou seja, beneficia a criança, que estará na escola, e os familiares, que se manterão em atividade para custear essa despesa.

O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Laudir Piccoli, assinou um termo oficializando a participação do Parceiros Voluntários e ressaltou a importância da parceria. “Tem muita gente querendo ajudar, mas querem ter certeza de onde este dinheiro está sendo investido. Sabemos que com a união de esforços, ajudaremos muitas crianças”, enfatiza.

Conforme o presidente do projeto em Bento Gonçalves, Marcos Fracalossi, a iniciativa necessita da ajuda, tanto de voluntários quanto de padrinhos que abracem a causa. “Estamos motivados a emprestar nossas forças para o Mão Amiga, somos movidos por um espírito de responsabilidade social. Queremos ajudar a firmar convênios e temos todo o conhecimento e a bagagem do pessoal de Caxias do Sul. Mais do que apontar o que tem que ser feito, temos que ajudar a construir o que tem que ser feito”, ressalta.

O Frei Jaime Bettega, idealizador do projeto, afirma que o projeto nasceu do acaso, como forma de transformação social. “Devemos cuidar de nossas crianças, são elas que constroem nosso futuro. O Mão Amiga só contabiliza felicidade. O bem, quando é semeado, ele surpreende e é isso que queremos continuar plantando”, explica.

Ele explica que a iniciativa é um avanço para o município. “Estamos iniciando uma benção para Bento Gonçalves, pois o que estamos fazendo hoje refletirá daqui 10 anos no município. Queremos mãos para ofertar e queremos outras para receber”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário, deste sábado, 11 de março de 2017.