Um projeto de Lei que proíbe zoológicos e aquários, públicos e privados em todo o Rio Grande do Sul foi protocolado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Rodrigo Maroni (Podemos).

Pela proposta, os animais que já vivem nesses locais devem ser transferidos para locais mais adaptados para recebê-los, como santuários ecológicos, organizações de proteção animal, centros de preservação, ou reintrodução ao meio ambiente, caso seja viável sua adaptação.

Maroni afirma que seu objetivo principal com esse PL é o bem-estar dos animais. “Os animais são expostos à visitação, perturbando seus hábitos, principalmente aqueles de vida noturna”, explica. “Zoológico é um presídio de animais, que são condenados a estarem presos por toda vida em ambientes pequenos e insalubres”, salienta o parlamentar.

Conforme a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, em 2013 no Brasil havia 110 zoológicos e 13 aquários, sendo 31 particulares, 69 municipais, quatro estaduais e dois administrados pelo Exército.

Fonte: Ascom ALRS
Foto: Sergio Bavaresco/Fundação Zoobotânica do RS