O texto preliminar do projeto Rio Grande Resiliente será apresentado e discutido em reunião com representantes de segmentos sociais e do Poder Público de Bento Gonçalves, na quinta-feira, 24. O encontro, que também tem o objetivo de discutir a implantação de comitês municipais de resiliência, será realizado com o apoio da prefeitura de Bento Gonçalves.

O presidente da Comissão Especial do Rio Grande Resiliente, deputado estadual João Reinelli, estará em Bento Gonçalves para falar sobre a importância que o tema resiliência ganhou nos últimos anos na gestão urbana. Resiliência é a capacidade de recuperação e adaptação de uma cidade ao enfrentar eventos adversos, sejam eles problemas sociais – desemprego, violência, déficit de moradia –, sejam desastres naturais como secas, vendavais, furacões, inundações. E, em um cenário que prevê o crescimento populacional, em paralelo às mudanças climáticas já em curso, é preciso repensar o futuro.

No planejamento de uma cidade, tendo em vista aspectos como infraestrutura e crescimento, é preciso considerar os impactos que podem afetar o meio urbano. Para isso, o deputado Reinelli propõe que as cidades gaúchas formem comitês locais, que tenham a participação de segmentos da sociedade para que colaborem com o poder público e para que, juntos, apontem as vulnerabilidades e os riscos que correm, elaborando estratégias locais de resiliência e planejamento, executando ações preventivas para enfrentar problemas como tensões, choques e transformações constantes.

O parlamentar está fazendo apresentações públicas da minuta para que o texto seja discutido e receba sugestões para que possa ser aprimorado, a fim de tornar o projeto o mais viável possível para ser aprovado e executado. Além disso, o texto já foi apresentado no Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento. Os representantes dos COREDES receberam de forma positiva a proposta e deram apoio à iniciativa. O texto também foi entregue ao Governador José Ivo Sartori e para os titulares das secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Segurança Pública, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e para a Defesa Civil Estadual e conta com o apoio do governo estadual e também do Ministério Público Estadual.

Através da busca por iniciativas que pudessem contribuir para a elaboração de uma proposta com abrangência estadual, o parlamentar identificou no projeto POA Resiliente, da cidade de Porto Alegre, o exemplo para compartilhar o conceito com os demais municípios gaúchos.

Em 2013, a Fundação Rockefeller, organização não governamental e beneficente norte-americana, lançou um desafio chamado “100 Cidades Resilientes”, através do qual está auxiliando mundialmente na implantação de planos para a resiliência urbana. No Brasil, fazem parte do projeto as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. A capital gaúcha apresentou, no começo de 2016, o documento com sua

Estratégia de Resiliência para cinco áreas prioritárias: Diversificação da Economia, Bem Viver, Mobilidade Humana, Riscos e Regularização Fundiária, definidas através de uma metodologia de trabalho que incluiu consultas às comunidades e a especialistas. “Nossa proposta é ampliar o projeto POA Resiliente para as demais cidades do Rio Grande do Sul. Este é um tema atual, necessário não só para enfrentar as crises, mas para preparar as cidades e incentivar a cultura da resiliência, da prevenção”, sustenta Reinelli.