Trabalho vai ser apresentado no dia 17 de dezembro, de forma remota, pela plataforma Google Meet

Em 2019, a Universidade de Caxias do Sul realizou a 2° Mostra Científica, no Campus Bento Gonçalves, para alunos do Ensino Fundamental, com o tema “Passado, Presente e Futuro”. Na ocasião, a Escola Municipal de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz participou e conquistou o primeiro lugar com o projeto “Conhecendo a ocupação pré-histórica do Vale do Rio Taquari Antas: um estudo para o ensino fundamental”.

Agora, foi dado um novo incentivo para a continuidade do projeto. De acordo com a diretora da escola, Andreza Ana Peruzzo, a UCS Carvi indicou o trabalho para a 2ª Mostra Nacional de Feiras de Ciência 2021, organizada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), na qual participam projetos de todo o território nacional.

O projeto de pesquisa, desenvolvido sob coordenação da professora Juliana Soares, mestra em História, com os estudantes do 9° ano, Ana Julia de Bairros, Erick de Mattos, Náthaly Fernanda Santos, Sarah Emanueli de Lima Gomes, Vitória Carolina Martins Marcolin, já tem data para ser apresentado: dia 17 de dezembro, de forma remota, pela plataforma Google Meet.

Estudantes que fazem parte do projeto

Sobre o projeto

De acordo com Andreza, no projeto, buscou-se associar o uso de tecnologias digitais com dados obtidos nas pesquisas arqueológicas regionais. “Na primeira etapa, os estudantes estudaram os trabalhos realizados na bacia hidrográfica do Rio Taquari-Antas, leram teses e artigos científicos, caracterizaram os tipos de sítios arqueológicos comumente encontrados”, explica.

Na segunda etapa, os alunos aprenderam a mexer na ferramenta do Google Earth, além de terem aulas sobre coordenadas geográficas e uso de GPS manual. “A partir daí demarcaram no Google Earth, em uma zona de estudo delimitada, áreas de possível ocorrência de sítios arqueológicos ainda não cadastrados”, acrescenta.

Expectativa

A professora Juliana destaca que o projeto funcionou devido, em grande parte, ao tempo que passou com os alunos, além do comprometimento e envolvimento deles. “O fato de estarmos em uma escola de turno integral auxiliou bastante, uma vez que todos estavam nove horas por dia na escola e podíamos realizar encontros em momentos distintos, com apoio da direção e sempre visando o aprofundamento e melhoria do projeto”, afirma.

Primeiramente, o trabalho foi apresentado no colégio, na Feira de Ciências, organizada pelo professor Alexandre Ducatti, que também se envolveu no projeto. “A feira é um momento de grande valor, onde os estudantes pesquisadores podem apresentar os resultados das pesquisas”, conta.

Por fim, a diretora Andreza reforça a importância da pesquisa cientifica dentro das escolas. “Proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ao orientar os alunos a utilizar métodos científicos no estudo e na investigação, leva-os à reflexão sobre os desafios da vida”, finaliza.