A distribuição de 270 mil doses da Pfizer deverá ampliar o número de pessoas que receberão a chamada dose de reforço contra a covid-19 no Rio Grande do Sul. A previsão é de que as aplicações iniciem na próxima semana e contemplem, neste primeiro momento, mais de 200 mil profissionais da saúde que receberam a segunda dose da vacina até o dia 31 de março. O restante, cerca de 70 mil, será destinado a pessoas com 60 anos ou mais, que completaram o esquema vacinal no final de março. A decisão foi tomada na quinta-feira, 30 de setembro, em reunião com representantes do setor de Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a pactuação junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Ainda, segundo a SES, a ordem de vacinação extra dos profissionais da saúde deve seguir o fechamento do prazo de seis meses da segunda dose ou dose única. Para as primeiras doses, iniciadas em janeiro, foi feito uma sequência que começou com os trabalhadores da linha de frente (de UTI e emergências, por exemplo) e que aos poucos foi ampliada.

Também estão listados os trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Além disso, incluem-se os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado (apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado).

Além da chamada dose de reforço, está prevista a chegada de mais 28 mil vacinas da Pfizer para serem utilizadas na vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Também chegam ao Rio Grande do Sul, 92 mil doses de CoronaVac, 310 mil de AstraZeneca e 248 mil da Pfizer para serem utilizadas na aplicação da segunda dose.

Doses de reforço (Pfizer)

  • 69.030 para pessoas com 60 anos ou mais que fizeram segunda dose até 31/3
  • 201.240 para trabalhadores da saúde que fizeram segunda dose até 31/3

Primeiras doses (Pfizer)

  • 28.080 para a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos (idade pode variar conforme disponibilidade do município)

Segundas doses

  • 92.052 de Coronavac (quatro semanas após a primeira)
  • 310.270 de Astrazeneca (10 semanas após a primeira)
  • 248.040 de Pfizer (oito semanas após a primeira)