Um dos fatores que distinguem a cidade de Bento Gonçalves é sua gastronomia. Há pessoas que viajam desde Porto Alegre só para subir a serra e comer em nossos tão variados restaurantes.
Observei as placas dos carros estacionados junto ao restaurante e apenas um em cada cinco tinha a placa de Bento Gonçalves. Os demais, todos oriundos de cidades vizinhas.
Só comida boa não é o suficiente para atrair tanta gente. Ambiente e serviços complementam a gastronomia.
Observem o atendimento dos garçons: alguns por de trás de um balcão, outros percorrendo os corredores entre as mesas, recepcionando os clientes, fazendo os aperitivos e cada qual exercendo sua função para atender consumidores de algo essencial para a vida humana: CARINHO, COMIDA E BEBIDA.
Tinha jogo da copa e eles estavam lá; era feriado e eles estavam lá. Não importava o tempo: frio, chuva ou calor e eles sempre estavam lá, prestando seus serviços aos clientes.
Tentei quantificar o número destes profissionais, que exercem seu ofício em nossa cidade e passei dos trezentos, sem contar os voluntários que trabalham nas festas de igreja. É muita gente!
A gastronomia faz parte da “indústria limpa”: O TURISMO. A profissionalização das pessoas que trabalham nesta área é fundamental para que os turistas regressem e divulguem positivamente a cidade.
Cabe a nós, cidadãos de Bento Gonçalves, incentivar e prestigiar o trabalho destes profissionais. Cresceremos junto com eles e todos seremos os beneficiados.
Seja amigo do garçom e trate-o bem, com carinho e respeito. Se possível chame-o pelo nome. Você vai despertar a reciprocidade tão necessária entre quem serve e quem é servido. E quando você retornar para aquele mesmo lugar, poderá ter a surpresa de também ser chamado pelo seu próprio nome por alguém que deixou de ser indiferente.