Segundo o TSE, na última eleição para presidente o índice foi de 8,8%, sendo que domingo, 2, foi registrado 4,20% desse tipo de votação

No domingo, 2 de outubro, milhões de brasileiros foram às urnas para eleger seus candidatos a presidência da república, governador, deputados e senador. Diferente das eleições de 2018, o número de eleitores que votaram branco ou nulo diminuiu. Desta vez, 4,20% votou nessa categoria, sendo que na última eleição o índice ficou em 8,8%.

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, cerca de 7,5 milhões de pessoas compareceram para votar, o que contribuiu na diminuição de nulos e brancos. “Talvez porque é uma eleição acirrada, mais polarizada. Isso pode ter sido um dos motivos concorrentes para que tenham ocorrido filas. É diferente uma pessoa anular o voto, votar em branco do que escolher as cinco opções, leva um tempo a mais. É um dado interessantíssimo, porque representa uma maior participação efetiva na escolha dos dirigentes do país”, avaliou. 

A abstenção ficou em 20,89% no cenário federal, um número considerado na média por Moraes. Em Bento Gonçalves, 17,64% dos eleitores deixaram de ir nas sessões eleitorais, portanto, a cidade teve uma quantidade média maior de eleitores presentes neste primeiro turno.