Morador de Garibaldi foi o primeiro paciente do Estado a participar e receber o material que ainda é considerado experimental nos avanços ao combate da doença

O garibaldense Tarcísio Giongo, de 63 anos, foi recebido sob aplausos ao sair da ala especial para contaminados com o novo coronavírus em um hospital de Caxias do Sul. Ele é o primeiro paciente do Rio Grande do Sul a ser submetido com a transfusão de plasma convalescente para combater a doença. De forma experimental, após receber o material retirado de outro paciente curado do coronavírus e compatível com o tipo sanguíneo, o morador de Garibaldi obteve melhora em seu quadro clínico, sendo possível a transferência da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para um leito comum.

A transferência ocorreu na segunda-feira, 15, sob forte comoção, após passar 45 dias internado sem poder ver sua esposa e os dois filhos que o esperavam na saída da ala. Giogo recebeu plasma convalescente do professor e historiador Fábio Klamt, de 44 anos, morador de Porto Alegre, que foi infectado pela Covid-19, se recuperou e realizou a doação do material no Hemocentro de Caxias do Sul.

Com um cartaz nas mãos dizendo “eu venci a covid-19”, Giongo parou, tocou a sineta que simboliza a vitória contra a doença e seguiu para o novo leito, onde deverá permanecer por mais algum tempo. Agora, o garibaldense entra em outra fase, com tratamento fisioterápico, fonoaudiologia, para que ele possa retornar a uma vida normal.

Foto: Andréia Copini/Divulgação Prefeitura de Caxias do Sul