Os parreirais da família de João Dallorsoletta estão localizados na 3º Seção do Rio das Antas. O cultivo das parreiras é realizado em cerca de oito hectares. Conforme ele, daqui 15 dias já se começa a colher a variedade Isabel, que será entregue diretamente em estabelecimentos comerciais dos municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha. “A uva está bonita e esperamos que não aconteça nenhum transtorno”, afirma.
Segundo o viticultor, a família respeita o prazo de carência para a utilização de agrotóxicos. “Procuramos observar as orientações para não intoxicar as pessoas”, afirma.
A variedade Isabel possui bastante sensibilidade, por isso é necessário que se realize o tratamento preventivo, pois caso atinja os frutos se perde a qualidade, principalmente no produto que é vendido in natura. Dallorsoletta relata que a doença que exige um cuidado maior é o mofo cinzento. “Ela acaba atacando o cacho e os grãos ficam pretos, daí é necessário o tratamento com fungicida”, explica complementando que é preciso realizar seis aplicações preventivas observando os produtos regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 21.