Às 16h21min começa um novo período que, normalmente, é marcado pelas florações. Fenômeno La Niña preocupa meteorlogistas

Nesta quarta-feira, 22, às 16h21min, inicia a primavera no Brasil. Estação do ano conhecida pelo aparecimento de belas flores, ela também é considerada uma fase de transição, isto porque as temperaturas não são tão baixas quanto no inverno, mas também não alcançam os altos índices do verão.

A meteorologista Ludmila Pochmann explica que a previsão climática é de que tanto as temperaturas quanto as chuvas fiquem dentro das faixas normais para o Rio Grande do Sul. “O que tem preocupado os meteorologistas é que existe a probabilidade do retorno do fenômeno La Niña até o final da nova estação”, destaca.

Ludmila menciona que se isso ocorrer, pode haver diminuição de chuvas nas condições de tempo para os próximos meses. “Isso nos preocupa porque já estamos sofrendo um déficit hídrico e se diminuir as chuvas futuras, a gente pode agravar ainda mais essa situação”, ressalta.

Ela salienta que algumas atitudes podem ajudar a situação a ser contornada. “Este ano é imprescindível o retorno do horário de verão e que a população se conscientize na economia de energia elétrica, pois os reservatórios do Brasil estão passando por diversas dificuldades”, pontua.

Horário de verão

Na última semana, o horário de verão voltou a entrar em debate, isto porque o Ministério de Minas e Energia pediu para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) um novo estudo sobre a medida que poderia ser tomada por conta da escassez hídrica.

O ministro Bento Albuquerque, entretanto, expôs que em 2021 a pasta não vê necessidade em retornar com o método. O resultado do ONS afirma que a mudança no relógio não traz economia de energia.

La Niña

Com o La Niña, em geral, o tempo fica mais seco e frio na região Sul. Em outros locais do país, os impactos ocorrem com menor intensidade.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o fenômeno climático apresenta um resfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, o que costuma alterar regimes de chuva no Hemisfério Sul.

Foto: Suellen Krieger