Apenas três dos atuais 17 integrantes do Legislativo não tiveram êxito, de fato, na busca pela reeleição. Outros quatro deixam a casa por razões diversas

O atual presidente da Câmara Municipal de Bento, vereador reeleito no pleito de domingo passado com a segunda maior votação (1.856 votos), Rafael Pasqualotto (Progressistas) disse na quinta-feira passada que a renovação no Legislativo da Capital Nacional do Vinho ficou abaixo da linha percentual verificada em grande parte dos municípios brasileiros, alguns com índices de até 70%. “Em Bento, é bom considerar, dos sete que efetivamente não voltam para a Câmara no ano que vem, dois são porque concorreram a outros cargos e dois decidiram não tentar a reeleição. Foi uma renovação pequena diante do discurso que se ouvia de ‘vamos trocar tudo’, ‘não reeleja ninguém’… Parecia, com estas manifestações, que nenhum seria reeleito, e não foi isso que se viu”, comentou o parlamentar.

Pasqualotto lembrou que o eleitorado de Bento preferiu continuar com a mesma administração na Prefeitura e com a maioria de seus representantes na Câmara. “A urna é soberana, e passou o recado de que a intenção das pessoas é continuar como está, obviamente que com as mudanças que servem para melhorar”, salientou. Sobre a maioria das cadeiras ficar com o Progressistas (seis vereadores), mais os dois vereadores tucanos (PSDB) e um do Republicanos, dando ampla maioria ao futuro prefeito Diogo Siqueira na Câmara, o presidente disse que não imaginava tais números.

Diretores do Sistema S de Comunicação, Henrique Alfredo Caprara e Henrique Antônio Francio (centro), receberam o presidente da Câmara de Bento e vereador reeleito, Rafael Pasqualotto, do Progressistas

Conforme Pasqualotto, a maioria vai viabilizar a aprovação, pelo Legislativo, dos projetos oriundos do Executivo com uma ampla margem de tranquilidade. “Se o projeto for bom não tem como não aprovar. Nós nunca imaginamos que a nossa coligação (‘Gente que faz Bento’) seria tão forte”, completou.

Quem não volta

  • Amarildo Lucatelli (Progressistas) eleito vice-prefeito
  • Moacir Camerini (PSB) – Concorreu a prefeito
  • Neri Mazzochin (PTB) – Não foi eleito
  • Gilmar Pessutto (PSDB) – Não foi eleito
  • Jocelito Tonietto (PSDB) – Não foi eleito
  • Gustavo Sperotto (PSD) – Não concorreu
  • Moisés Scussel (Republicanos) – Não concorreu