A preparação da área destinada à construção de 24 moradias definitivas para pessoas afetadas pelas enchentes em Santa Tereza, segue em ritmo acelerado. O projeto, inserido no programa “A Casa é Sua – Calamidade”, executado pela Secretaria de Habitação do Estado (Sehab), faz parte do Plano Rio Grande, que visa enfrentar os efeitos das enchentes em três frentes: ações emergenciais, reconstrução e futuro do Rio Grande do Sul.
No Loteamento Stringhini 2, em uma área de 5.197m², o trabalho das máquinas responsáveis pela terraplenagem e limpeza do terreno teve início na quinta-feira, 13. Santa Tereza é uma das oito cidades contempladas pelo programa nesta primeira fase e foi a primeira a assinar a ordem de início das obras. “Com o início das obras, estamos consolidando esse grande avanço que é ressignificar a habitação de interesse social em Santa Tereza, oferecendo um alento às pessoas que perderam suas moradias”, afirmou a prefeita Gisele Caumo.
Em Muçum, os trabalhos de preparação do terreno para a construção de mais de 50 moradias começaram na sexta-feira, dia 14. Além dessas duas cidades, outras seis serão beneficiadas na primeira etapa: Cruzeiro do Sul (40 unidades), Encantado (45), Estrela (40), Lajeado (30), Roca Sales (35) e Venâncio Aires (72).
O método construtivo adotado utilizará painéis de parede de concreto pré-moldado autoportante em casas com área total de 44m², compostas por dois dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviço externa. O prazo estabelecido para a conclusão das obras é de 120 dias corridos, a partir da liberação do terreno.
Foto: Jorge Fuentes/Ascom Sehab