Jurados técnico-funcionais vão utilizar seu olhar criterioso para avaliar 575 projetos

Celebrando 35 anos em 2023, o Prêmio Salão Design chega à sua 25ª edição com muita história para contar. Neste ano, a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário soma 575 projetos inscritos por profissionais e estudantes de 19 estados brasileiros – além de Argentina, Espanha, Itália, México, Portugal e Uruguai.

Agora, os concorrentes ficam na torcida para serem aprovados na avaliação técnico-funcional, que acontece até 5 de maio. Os selecionados serão considerados finalistas, passando para a avaliação estético-criativa – momento decisivo em que o segundo grupo de jurados escolherá os premiados da edição.

Nesta primeira fase, o júri utilizará seu olhar criterioso para analisar quesitos como segurança, materiais, viabilidade produtiva, sustentabilidade, entre outros. Esse grupo é formado por Adriana Fontana; Ana Paula Coelho; Eduardo Nuncio; Rodolpho Guttierrez e Sidnei Schenato.

O diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro, celebra o resultado das inscrições e destaca a força da premiação. “Ao longo desses 35 anos, o Prêmio conquistou credibilidade e respeito entre os designers, se tornando uma referência para quem busca reconhecimento e posicionamento no mercado. Prova disso é que profissionais e estudantes do Brasil e de outros países buscam o prestígio de estar entre os finalistas e, principalmente, entre os premiados”, comenta.

Após a divulgação dos projetos finalistas, no dia 16 de maio, os participantes terão um prazo para enviar seus produtos a Bento Gonçalves, onde o júri estético-criativo avaliará as peças presencialmente nos dias 17 e 18 de julho. A escolha dos premiados estará a cargo dos jurados Adélia Borges, Cris Bava, Paulo Biacchi, Thaís Lauton e Winnie Bastian. O anúncio dos premiados será no dia 24 de julho, com mostra em estande exclusivo na feira Movelsul Brasil, que ocorre de 28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves.

Categorias e premiação

Os projetos, tanto modalidade estudante quanto profissional, concorrem em cinco desafios: Espaços em Transformação (mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares dos centros urbanos); Identidade Brasileira 2023 (móvel com uma proposta que represente o DNA do Brasil contemporâneo); Tecnologia Embutida (mobiliário que utilize inovações tecnológicas produtivas, construtivas, comerciais e funcionais); Experiências Positivas (móvel que utiliza o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, realização, alegria, etc.) e Uso de Painel (mobiliário que utilize em sua estrutura, total ou parcial, painéis de MDP/MDF com revestimento melamínico em qualquer acabamento, exceto branco).

Novidade neste ano, o Prêmio Voto Popular contará com a participação do público. A ele concorrem todos os finalistas, ou seja, projetos aprovados pelo júri da primeira etapa (técnico-funcional). Além dos premiados nos cinco desafios e no Voto Popular, permanecem os tradicionais Troféu Professor Orientador (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e Prêmio Madeiras Alternativas, em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para reconhecer o uso de espécies nativas de manejo sustentável. Esse último, além do troféu especial, inclui como premiação uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentável na Amazônia e visitar o Laboratório de Produtos Florestais do SFB.