Entre os dias 25, 26 e 27 de setembro, foi realizado em Passo Fundo – RS, o XIX Encontro Estadual das Entidades de Classe e a primeira edição do Prêmio Engenheiro Destaque, com a presença de 160 profissionais de entidades de todo o Estado. Instituído pelo CDER-RS a premiação teve como objetivo distinguir profissionais que se destacaram com trabalhos, inovações ou ações relevantes às profissões do Sistema Confea/Crea. Os vencedores receberam o troféu realizado pelo artista plástico gaúcho Pedro Girardelli, representando a força da Engenharia em sustentar o mundo. O prêmio foi entregue na noite da abertura do encontro.

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos (AEARV) indicou para o prêmio o engenheiro civil Cedamir Poletto. O bento-gonçalvense conta uma extensa bagagem de atuações na comunidade, região e até mesmo no Estado.

Para Cedamir, receber a premiação foi um momento muito importante na sua carreira profissional. “Jamais imaginei receber uma homenagem tão especial, principalmente por ter sido indicado pelos colegas, isso foi uma grande surpresa”, comenta Poletto. O homenageado ainda acrescenta. “Acredito que fui indicado pelo conjunto da obra, por toda minha trajetória profissional. Sempre trabalhei para melhorar as condições da classe e sempre estive envolvido em atuações de diferentes entidades, como também priorizei a ética e a responsabilidade social”, salienta.

De acordo com o presidente da AEARV, Matheus Vanni, o engenheiro foi indicado pela associação por ser referência nas suas atuações. “Poletto foi indicado pela AEARV pois foi um dos fundadores e participou durante muitos anos no desenvolvimento da associação, é um membro ativo e participativo, sua trajetória profissional é contemplada por inúmeras trabalhos de beneficio e desenvolvimento à nossa sociedade, assim como sempre foi uma pessoa vinculada e participativa às áreas beneficentes de Bento Gonçalves. O Engenheiro foi convidado pela AEARV, que fez sua candidatura a indicação junto ao CREA-RS, no qual o escolheu, através do currículo apresentado, diante de outros candidatos da região”, explica o presidente.

Sobre Bento Gonçalves

Analisando a situação atual da cidade, Poletto ressalta que Bento Gonçalves apresenta poucos instrumentos para facilitar novos empreendimentos. “A forma com que as coisas ocorrem, impedem o crescimento industrial, econômico e sustentável da cidade. Para melhorar a qualidade de vida é necessário que haja alterações no plano diretor de Desenvolvimento Integrado do Município”, justifica.

Recentemente, em parceria com a Associação das Empresas de Construção Civil (Ascon Vinhedos), Poletto realizou um estudo sobre o crescimento e o desenvolvimento, analisando a infraestrutura da cidade, no qual foram apresentadas diversas propostas visando mudanças no plano diretor do município para assim ser possível a construção de uma cidade sustentável. “Nossas propostas foram encaminhadas para a Prefeitura e ela está realizando um trabalho em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para analisar as ideias. As sugestões foram embasadas em critérios técnicos adequados, vindos de um debate democrático entre os associados da Ascon. Houve a participação de engenheiros civis, arquitetos, corretores de imóveis, incorporadores, economistas, construtores, loteadores, administradores de empresa, o que deu um corte bastante amplo na matriz de visões sobre a melhor forma de se promover o desenvolvimento sustentável do município”, explica Poletto.