Decidir qual carreira profissional quer seguir é uma etapa da vida que, embora não tenha regra, para a maioria das pessoas começa a ser pensada depois da adolescência. Mas, não é o caso do menino Eduardo Giovanella de Almeida. Em 2015, na época com oito anos, a telenovela infantil Carrossel, produzida pelo SBT, despertou nele o desejo de se tornar ator.

A mãe, Tanira Giovanella, conta que o filho começou a questionar como fazia para entrar na televisão e participar da novela. Disposta a incentivar o filho, foi atrás para descobrir como funciona o meio artístico. Foi então que conheceu o Marcelo Germano Talents (MGT), uma empresa focada no desenvolvimento artístico. “Eles estavam em Caxias do Sul para fazer seleção. Junto estava a atriz Larissa Manoela e isso incentivou ainda mais”, diz.

O objetivo da empresa era selecionar novos atores e modelos. A primeira etapa era visibilidade e a segunda, teste de elenco com texto. Giovanella foi aprovado nas duas. Com isso, conquistou o direito de participar de uma convenção com pessoas de todo Brasil para se apresentar aos produtores, diretores e agencias. “No final da convenção veio a resposta de que ele foi selecionado por 23 agencias e três produtores. Tivemos que escolher qual iria agencia-lo para depois ser chamado para fazer os testes”, afirma a mãe.

Filme

Em março de 2018, a produtora audiovisual Alba Arte estava realizando uma seleção para o elenco de um filme que seria produzido no Rio Grande do Sul. Em maio, após Giovanella participar de um segundo teste, recebeu a notícia que tanto deseja: aprovado para ser o personagem protagonista da história.

Sob a direção de Michel Marchetti e com roteiro de Marcelo Andrighetti e Raquel de Marco, o curta-metragem intitulado O Menino da Terra do Sol é baseado na vida do escritor gaúcho Flavio Luis Ferrarini. A história é de um menino tímido, do interior, que vai em busca de realizar o sonho de se tornar escritor. “É um filme que incentiva as pessoas a nunca desistirem dos seus sonhos. Foi maravilhoso participar”, afirma o ator Giovanella.

A mãe conta que as gravações, realizadas em Flores da Cunha e Nova Pádua duraram dez dias e considera que, diante do inverno rigoroso que fazia na época, foi uma provação de que o filho realmente gosta do que faz. “Estava fazendo cerca de 2°C e as roupas dele eram curtinhas, bermuda, regata. Foi um teste para ver se ele ainda queria ser ator porque passou muito frio, acordava bem cedo, ia dormir tarde, foi corrido, mas foi muito legal a amizade que fizemos com todo elenco e produção”, analisa.

Premiações

Inscrito em festivais nacionais e internacionais, o curta-metragem está rendendo bons frutos. Em 2019, Giovanella foi premiado como melhor ator em três festivais. O primeiro foi em Santo Ângelo. O segundo em Los Angeles, nos Estados Unidos. E o terceiro em Muriaé, Minas Gerais.

Tanira Giovanella e o filho Eduardo mostram os troféus conquistados

Giovanella destaca que a premiação em Los Angeles permitiu também a realização do sonho de conhecer os Estados Unidos. “Foi muita emoção. Chorei quando recebi o troféu. Ser reconhecido dá muita força para seguir, incentiva bastante. Primeiro filme e ter essa proporção de sair do Rio Grande do Sul, sair do país para ir na Capital do Cinema foi muito gratificante. O Los Angeles Brazilian Film Festival é o maior festival de filmes brasileiros fora do Brasil”, conta.

Futuro

Embora esteja sempre pronta para incentivar a carreira do filho, desde cedo a mãe percebeu a necessidade de ensinar a saber lidar com as negativas que ele pode receber durante a trajetória. “Nesse meio é muito mais não do que sim e a criança tem que saber lidar com isso. A vida é assim. Desde pequeno ele aprendeu isso. Eu falava que a gente ia fazer o teste e que se passasse, ótimo. Senão, foi experiência. É assim que eu acompanho e instruo ele”, conta.

Tanira conta que o filme deu mais visibilidade para o filho, alavancando ainda mais a carreira. “Está levando uma história linda para milhares de pessoas nos vários festivais que foi selecionado. São vários produtores e diretores assistindo e com isso começam a abrir mais portas”, diz.

Para o futuro, Giovanella já tem dois trabalhados que vão exigir bastante empenho. Um deles será gravado em solo brasileiro e internacional. O outro é um musical. Por isso, em 2020 o ator vai se dedicar aos estudos de inglês e música, além de fazer teatro.

Questionado sobre sonhos, Giovanella afirma que quer seguir carreira, fazer novas produções e ganhar mais prêmios. A mãe afirma que independente da profissão escolhida, aconselha o filho a ser o melhor e feliz no que decidir. “Sou mãe e pai do Eduardo. Enquanto der, eu vou incentivar, acompanhar. Tenho muito orgulho dele”, finaliza Tanira.

Estudos

Aluno da Escola Municipal Vânia Medeiros Mincarone, Giovanella passou para o 8° ano. Apesar de já ter uma profissão, a mãe conta que ele tem as melhores notas da turma. “Tem que fazer por merecer. Tudo na vida é assim. Se a gente faz por merecer, as portas vão se abrindo, as oportunidades vão acontecendo”, finaliza Tanira.