A Prefeitura de Bento Gonçalves solicitou na tarde de quarta-feira, 16, o pedido de desarquivamento do Plano Diretor. A entrega do pedido foi realizada procurador em exercício Gustavo Schramm e pelo diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Vanderlei Mesquita. Junto ao relatório, os representantes do Poder Público encaminharam um novo relatório técnico, construído após nova fase de estudos sobre as emendas apresentadas pelos vereadores, produzido pelos integrantes da Comissão de Revisão do Plano Diretor, eleitos entre os componentes do Conselho Municipal de Planejamento (Complan). “Nestes meses em que o Projeto esteve arquivado, nos reunimos para analisar novamente todas as propostas, estudar a viabilidade e o impacto de cada uma delas. O Relatório Técnico é fruto deste estudo, onde cada detalhe ainda pode fazer a diferença na vida da cidade”, explica a presidente do Complan, Melissa Bertoletti Gauer.

Em dezembro do ano passado, o projeto havia sido arquivado, após solicitação da prefeitura, a fim de atender os diversos pedidos de moradores e de entidades representativas da sociedade que postulavam por uma nova análise técnica, diante das mais de 50 emendas modificativas propostas pelos vereadores.O Projeto deverá, nos próximos dias, entrar novamente na pauta das Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores.

O pedido de desarquivamento chega em uma semana conturbada, onde um áudio vazado na segunda-feira, 14, denunciou um possível esquema de distribuição de propina para vereadores proporem uma emenda ao Plano Diretor, permitindo a construção de prédios na Zona Gastronômica. Na gravação, o vereador Gustavo Sperotto (DEM) cita que lhe ofereceram R$ 40 mil. Além disso, ele aponta, no áudio, que seis parlamentares aceitaram a proposta. A denúncia está sendo investigada pelo MP e deve se tornar alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara de Vereadores.

Plano Diretor: vereadores que assinaram emenda se manifestam

Foto: Marina Teles