Na segunda-feira, 31, os estagiários dos Centros de Atendimento a Criança e ao Adolescente (Ceacri) foram desligados de suas atividades devido a cortes de gastos segundo o que foi alegado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (Semhas). O contrato dos estudantes iria até 30 de novembro e o Poder Público garante que irá repor os funcionários com pessoas já concursadas. e que não haverá impacto nas atividades.

A secretária da Semhas, Adriana Gabbardo garante que as crianças não ficarão sem atividade e que não haverá impacto dentro dos Centros. “Estamos enviando outras pessoas para cobrir essa falta. Como há ainda 18 dias letivos, devido aos feriados que existem em novembro, os dias serão destinados a atividades mais básicas, como teatro, dança, passeio e festinhas de final de ano”, completa Adriana.

Uma estagiária que preferiu não se identificar, diz que recebeu uma ligação na segunda-feira, 31, para comparacer à Secretaria na terça, 1º de novembro, pela parte da manhã. “Só chegamos lá e nos disseram que estariamos sendo desligados das atividades. Alegaram corte de gastos e que, como o nosso contrato iria somente até 30 de novembro, ele já estavam antecipando a demissão”, salienta.

Adriana garantiu que não há nenhuma relação do afastamento dos estagiários com a paralisação que foi realizada há duas semanas. “Isso seria impossível. Todos somos adultos e podem jogar limpo. A questão foi dinheiro mesmo, somente isso. Não faríamos retalhação de forma alguma”, finaliza a secretária.

Falta de repasse gerou paralisação

Na quinta-feira, 20, estagiários dos Ceacris de Bento Gonçalves paralisaram as atividades por atraso no pagamento do salário referente ao mês de setembro. Foram aproximadamente 10 funcionárias do AABB Comunidade que decidiram protestar por seus direitos.

Na data uma estagiária que entrou em contato com o Semanário relatou que o salário chega atrasado desde o início do ano. Ela garantiu que não conseguia receber o salário corretamente desde o início do ano e que esse fator era prejudicial para pagar as parcelas da Universidade sem juros. Uma reunião entre as estagiárias e a secretária marcou a tarde de quinta-feira, 20. Elas se encontraram na sede da Semhas para um acordo e a secretária enfatizou que a reunião teve curta duração e que haviam decidido que as funcionárias não parariam as atividadesnos próximos dias.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 2 de novembro de 2016.