Nos últimos quatro meses, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves exonerou 53 cargos de confiança e 145 terceirizados, entre estagiários e profissionais da saúde. A Secretaria de Administração informa que  as demissões representam uma economia de R$ 500 mil mensais aos cofres públicos e que não afetam o funcionamento dos serviços do Poder Público. De acordo com cronograma, até o dia 20 de dezembro vão ocorrer mais dispensas.  

Segundo o titular da pasta, Ivan Toniazzi, as medidas respondem à necessidade da Prefeitura de fechar as contas do ano em dia. “O corte de custos tem muita relação com a crise econômica e a redução de repasses em nível estadual e federal”, pontua o secretário.

No Diário Oficial Eletrônico de terça-feira, 22,  foram anunciadas exonerações das pastas de Turismo, Viação e Obras Públicas, Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Educação, Administração, Cultura, Esportes, Administração e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb).  Toniazzi reitera que as demissões não afetam os serviços da Prefeitura. “Nós procuramos fazer os cortes de forma que não prejudiquem a população”, afirma.  

O secretário ainda informa que houve atrasos no pagamento de alguns funcionários, mas que são questões pontuais e pequenas. “Não tem atrasos que podem gerar um prejuízo maior” observa.  Outro motivo apontado por Toniazzi é a necessidade de renovação de funcionários com a reeleição do prefeito Guilherme Pasin.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 26.