A Prefeitura de Bento Gonçalves definiu um programa de metas e prazos para ações relacionadas a serviços públicos, por meio de um planejamento que abrange até o fim de 2017. O calendário contempla entrega de duas escolas infantis, consolidação de parcerias público privadas (PPPs), ações de segurança e rigor com gastos públicos.

Segundo informações do Executivo, o prefeito Guilherme Pasin mobilizou secretarias municipais para a definição de prioridades do município, com foco em entrega de serviços em áreas essenciais, como saúde e educação. “Trabalhar com planejamento é fundamental para vencer entraves e produzir resultados concretos”, afirma.

O diretor de Gabinete, Carlos Quadros, deve dirigir as atividades, promover o diálogo das secretarias com o prefeito e trazer as dificuldades de cada pasta ao Executivo. “Vou trabalhar no sentido de orientação e de fazer com que as metas sejam cumpridas”, observa. Ele ressalta que são objetivos possíveis de serem alcançados, uma vez que a maioria das ações se refere a implantação de políticas e não necessariamente à obras. “Vamos precisar que todos trabalhem focados nos objetivos”, prevê.

De acordo com Quadros, o objetivo do governo nesse primeiro semestre foi realizar ajustes e formar o quadro dos órgãos que compõem o Poder Público, visto que o plano no segundo semestre é cumprir o plano de governo endossado nas eleições de 2016. “É mais uma ferramenta de gestão que visa melhores serviços à população”, esclarece.

 

O que foi definido?

As metas a seguir foram elaboradas pela Prefeitura, que prevê execução das ações até o final deste ano. Segundo o diretor de Gabinete, o programa serve para definir metas e objetivos claros para cada secretaria.

 

Área social

Saúde, educação e assistência social têm destaque na programação de entregas. O ensino municipal será qualificado com a inauguração de duas novas escolas de educação infantil. Na área da saúde, será implantado o Projeto de Tele/Web agendamento de Consultas, com meta de redução da fila de espera para contratação de exames e na marcação de consultas com especialistas de responsabilidade do município.

O atendimento aos cidadãos em vulnerabilidade social será potencializado com a implantação do Banco de Alimentos, do Programa Prato Solidário, já em tramitação na Câmara de Vereadores.

 

Eficiência

Uma das ações que envolvem toda a administração é a implantação do ponto biométrico para os servidores. O controle iniciou pelas secretarias de Finanças e da Saúde e será estendido aos demais setores, com meta de conclusão em agosto deste ano. A medida envolve o cadastramento digital de 91,7% dos servidores.
No âmbito da eficiência da máquina pública, foram definidas metas como cortes de 30% no gasto com pessoal, de 15% no custo com diárias e de 25% com horas-extras. Também está prevista a redução do tempo de tramitação dos processos. E o prazo para aprovação de projetos será reduzido para 30 dias.

 

Infraestrutura e desenvolvimento

As parcerias público-privadas (PPPs) para viabilizar investimentos preveem até o final do ano assinatura de contratos para gestão da iluminação pública, dos cemitérios municipais, dos resíduos sólidos e para a construção do Centro Administrativo. Na infraestrutura, as vias da cidade receberão trabalho amplo de recapeamento asfáltico.

Para incentivar o consumo e a formalização na economia da cidade, será implementado o programa Nota Fiscal Premiada. E a economia também será estimulada com o Fundo Municipal da Agricultura.

 

Segurança

Além da mobilização para o início da construção do novo presídio – em PPP do Governo do Estado envolvendo permuta de imóveis sugerida pela Prefeitura -, uma das tônicas dos compromissos assumidos é unir esforços da gestão municipal e das forças de segurança. O acordo prevê ações integradas em pontos de indução de criminalidade (bares, praças, pontos conflagrados), ampliação em 10% e qualificação das patrulhas escolares, incluindo ainda atividades preventivas de violência contra a mulher e o idoso e no combate à pedofilia e ao tráfico de drogas.