A prefeitura de Bento Gonçalves deverá encaminhar ainda nesta quarta-feira, 2 de dezembro, um documento ao Governo do Estado, indicando alternativas que visam minimizar os efeitos provocados pela mudança no decreto estadual do Distanciamento Controlado, após aumento no número de casos do novo coronavírus e internações hospitalares. As medidas visam apontar alternativas para os setores do esporte, eventos e atividades religiosas, afetados severamente desde o início da pandemia.

A informação foi confirmada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, em vídeo publicado em suas redes sociais. Segundo o chefe do Executivo, a situação em Bento Gonçalves é diferente do que está sendo apresentado a nível regional. De acordo com Pasin, apesar de cumprir o que as determinações ordenam, o município tem o dever de apresentar alternativas para não impactar negativamente nos setores. “Como prefeito, preciso apresentar alternativas e soluções para que o governo do Estado repense e busque alternativas para os setores que são mais impactados”, afirma. 

Conforme o prefeito, desde a noite de terça-feira, 1º de dezembro, equipes da prefeitura e representantes dos setores afetados pelas mudanças estiveram reunidos para detalhar o documento que será encaminhado ao governador Eduardo Leite. “Colhemos muitas alternativas que serão encaminhadas ao governo do Estado, para que eles revejam suas regras. Eu entendo: o momento é de termos cuidado, de agirmos pelo melhor da nossa gente. Mas, de forma alguma, nós podemos fazer ainda mais estes setores sofrerem. Precisamos buscar o equilíbrio”, afirmou Pasin.

Atualmente, Bento Gonçalves registra 170 pessoas realizando o tratamento. São nove internados em UTI, 15 em leitos clínicos e 146 cumprem as medidas em isolamento domiciliar. No total, 5.590 pessoas já foram contaminadas com a doença.