A Prefeitura de Bento Gonçalves abre a partir do dia 7 de junho, inscrições para o processo seletivo, visando a contratação de cinco psicólogos, lotados na Secretaria Municipal da Saúde, por tempo determinado de 10 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Para participar, os interessados devem ter formação superior na área, de 18 a 65 anos de idade.

Os contratados deverão atuar em carga horária de 20 horas semanais e serão beneficiados com salário de R$ 3.148,15, além de vale-alimentação. As inscrições seguem até o dia 16 de junho e devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, na rua 10 de Novembro, nº 190, bairro Cidade Alta, das 8h30min às 11h e das 14h às 16h30min. As documentações necessárias para o processo de inscrição podem ser conferidas no edital.

De acordo com o edital, dentre as atividades que serão desempenhadas pelos profissionais aprovados e contratados constam as seguintes atribuições:

Psicólogo: Executar serviços de psicologia; coordenar e orientar trabalhos de levantamento de dados científicos relativos ao comportamento humano e ao mecanismo psíquico de cada indivíduo; orientar e elaborar diagnósticos, prognósticos e de controle de comportamento de pacientes na vida social, seus ajustes e desajustes com a sociedade; analisar fatores psicológicos que intervém na conduta do paciente e no diagnóstico; propor tratamento e prevenção em enfermidades mentais, juntamente com médicos capacitados; avaliar traços, perfil, personalidade, comportamento, convívio social de pacientes encaminhados; idealizar e orientar a elaboração de testes psicológicos e vocacionais.
Orientar psico-pedagogicamente os pacientes e seus parentes e encarregados; propor ações de ajustes escolares, profissionais e sociais; colaborar nos programas municipais de saúde e -de educação; propor medidas sanitárias; efetuar avaliação de resultados psicológicos; participar de congressos, seminários e similares; preparar o desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Dar assistência a apenados quando solicitado; desenvolver
psicoterapia nas situações de envolvimento emocional; nos bloqueios do inconsciente e nas reações psicológicas alteradas. Atender crianças especiais ou com deficiências; confeccionar e selecionar material pedagógico e psicológico necessário; emitir pareceres sobre sua área de atuação; participar de equipes, perícias e grupos de trabalho; prestar assessoramento; supervisionar, coordenar e orientar seus subordinados ou assistentes; executar todas as
demais tarefas correlatas a sua profissão.