Uma sindicância foi aberta pela prefeitura de Bento Gonçalves para apurar a morte de Evandro Lemes Romagna, de 31 anos, ocorrida na terça-feira, 12, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Bairro Botafogo. De acordo com as informações, o rapaz procurou atendimento médico após sentir fortes dores pelo corpo. Uma autópsia foi realizada e, agora, familiares aguardam o resultado para buscar possíveis responsabilidades. Em nota, administração municipal informou que equipes técnicas já realizam levantamento de informações.

Romagna procurou o serviço de saúde na segunda-feira, 11, após passar mal no trabalho. Junto com a esposa, o rapaz foi atendido por volta das 23h. Em relato ao médico, ele informou que estava com fortes dores no peito desde a manhã, seguido de formigamento nas mãos. Sem realizar exames, o médico prescreveu medicamentos para aliviar as dores. Uma hora após a ingestão dos medicamentos, Romagna foi atendido por outro profissional, onde relatou que as dores haviam aliviado.

Ao receber alta da UPA, no momento em que saia do local, o homem acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas acabou falecendo pouco depois, na madrugada de terça-feira, 12. Ele foi socorrido e levado novamente para dentro da unidade e, apesar do esforço dos médicos do setor de emergência, o paciente acabou morrendo, no início da madrugada da terça-feira, 12.

Conforme a prefeitura, “com total transparência e sem julgamentos prévios, a Procuradoria Geral do Município (PGM) solicitou abertura de sindicância para apurar os procedimentos adotados no atendimento. As equipes técnicas estão levantando minuciosamente as informações”, diz a nota da prefeitura. Mais uma vez, a Prefeitura reitera seu profundo pesar e respeito à família”, diz a nota divulgada.

Romagna foi sepultado na manhã de quarta-feira, 13.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pela família do rapaz. O delegado Rodrigo Morale, responsável pela 2ª Delegacia de Polícia é quem ficará responsável pelo caso. Somente após o resultado da necropsia é que novas ações, de abertura ou não, de um inquérito policial serão definidas.

Foto: Arquivo Pessoal