O trecho é responsável pelo escoamento de 80% da produção de uva nos períodos de safra. Diariamente, cerca de 2,5 mil veículos passavam pela estrutura.

Um encontro com prefeitos da região debateu alternativas para reconstrução da ponte que liga os municípios de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul, na ERS-431, que foi levada pela força das águas durante a enchente no início de setembro. O trecho é responsável pelo escoamento de 80% da produção de uva nos períodos de safra. Diariamente, cerca de 2,5 mil veículos passavam pela estrutura.

Em consenso, os prefeitos das cidades de Bento Gonçalves, Santa Tereza, Guaporé, Dois Lajeados, Monte Belo do Sul e Cotiporã, definiram que deverão buscar junto ao Governo do Estado, recursos para a reconstrução da estrutura. No entanto, para minimizar a situação, a instalação de uma balsa poderia auxiliar num primeiro momento.

Ainda não há previsão de novas ações no trecho. Estima-se que seriam necessários cerca de R$ 120 milhões para reconstruir a estrutura.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que diversas reuniões já foram realizadas para desenvolver um pré-projeto e, posteriormente, o orçamento prévio para uma possível contratação integrada emergencial para a construção da nova ponte.

Fotos: Prefeitura de São Valentim do Sul e Bento Gonçalves / Divulgação