O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC/BG – promoveu, nesta segunda-feira, dia 21, importante evento, marcando a abertura das tradicionais reuniões com a palestra-jantar com o Prefeito Guilherme Pasin. Palestras com o chefe do executivo local iniciaram a bastante tempo, com o objetivo de proporcionar ao prefeito a oportunidade de apresentar um balanço geral do ano anterior e apresentar seus planos e projetos para o ano em curso. Essas reuniões davam a oportunidade também aos empresários para que pudessem questioná-lo sobre os assuntos pertinentes aos interesses não só do meio empresarial, mas da comunidade como um todo. O evento podia ser classificado como a abertura oficial do ano em Bento Gonçalves.

Prefeito Pasin no CIC/BG II
As reuniões com o prefeito eram iguais a todas as demais, ou seja, haviam a palestra e logo após a abertura de espaço para que os presentes fizessem seus questionamentos, suas perguntas. Sem dúvidas, esses momentos eram ímpares, com o meio empresarial podendo ter participação ativa, na medida em que, através de sua representação maior, o CIC/BG, poderiam ser ouvidos. Mas, eis que, em determinado momento – não lembro mais quem era o prefeito que decidiu isso -, as palestras passaram a ser quase que um monólogo do prefeito da hora. Sim, monólogo, porque as perguntas eram feitas em número limitado, apenas por entidades empresariais. Aos demais presentes cabia apenas ouvir, nada mais.

Prefeito Pasin no CIC/BG III
Pois é, as palestras com o prefeito foram se tornando cada vez mais maçantes e previsíveis, fazendo com que o número de presentes fosse sendo reduzido e aumentando a participação de funcionários da prefeitura. Mas, eis que nesta segunda-feira, dia 21, a palestra-jantar com o Prefeito Pasin foi aberta, ou seja, não foi daquelas em que as perguntas chegavam a ele antes (como aos demais que o antecederam) e havia o preparo das respostas. Desta feita, os presentes puderam fazer questionamentos na hora, ao vivo e a cores. Segundo o presidente do CIC/BG, empresário Laudir Piccoli, tal aconteceu porque o jornalista, advogado e diretor do Jornal Semanário, Henrique Alfredo Caprara, solicitou que as perguntas fossem da forma tradicional, não antecipadas e previstas pelo prefeito. Assim foi feito e a palestra-jantar se situou entre as melhores já organizadas pelo CIC/BG com prefeitos.

As perguntas
O Prefeito Pasin, após sua palestra, passou a ser questionado por associados do CIC. A primeira pergunta fui eu a fazer. E ela foi feita assim: “Prefeito, tenho sido questionado com muita frequência por pessoas nas ruas, nas redes sociais e por telefone sobre as obras que estão sendo feitas ou já concluídas, das razões pelas quais o Senhor não tem citado o ex-prefeito Lunelli quando a elas se refere, já que boa parte dos projetos foram feitos no mandato dele”. O Prefeito Pasin respondeu mais ou menos assim: “Não importa quem projetou as obras. O importante é que estão sendo feitas”. Certamente muitas outras perguntas eu teria, todas elas oriundas dos leitores e daqueles que me falam nas ruas. Algumas delas farei aqui mesmo, na coluna, ao longo do ano. Mais detalhes sobre a reunião-jantar foram publicados na edição de quarta-feira no Semanário. Se o prezado leitor não viu, vale a pena ler.