A extinção da contribuição sindical deve obrigar o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de Bento Gonçalves (Stimme) a passar por uma readaptação econômica. De acordo com avaliação da instituição, o ano vai ser marcado por projetos para atrair novos associados, ampliar a representatividade da entidade, bem como sua capacidade de gerar conquistas aos trabalhadores.

Na avaliação do Sindicato, a principal meta para 2018 será a de manter os benefícios e facilidades que são oferecidos aos associados. Além disso, a entidade espera que seja um ano de recuperação econômica, na medida em que 2017 os setores produtivos do município amargaram números negativos.

De acordo com o presidente do Stimme, Élvio de Lima, alguns indicadores já sinalizam que a indústria ensaia a retomada dos negócios, começando a exibir, ainda que de forma tímida, indicadores positivos. “Nós podemos esperar um desempenho econômico melhor em 2018, desde que a conjuntura externa assim permita”, comenta.

Ele avalia que a retração exigiu um grande exercício de auto-avaliação por parte das empresas, em busca de agregar competitividade aos processos e produtos. “Com isso estão muito melhor preparadas para enfrentar os desafios do mercado, mais tecnológicas, econômicas e eficientes”, analisa.

Ainda segundo Lima, o ano de 2017 foi turbulento para as entidades que representam os trabalhadores, uma vez que as reformas impactaram negativamente em direitos e benefícios adquiridos, que estavam assegurados aos cidadãos. “Esse foi um golpe muito severo em décadas de luta encampada pelo movimento sindical e que, certamente, prejudicará a sociedade, infelizmente, por muito tempo”, argumenta.

Por outro lado, o presidente aponta como aspecto positivo o fato de o Stimme ter completado 50 anos em 2017, o que representa um orgulho para a entidade e para o setor metalúrgico. “Apesar de esse ter sido um ano de retração, de readaptação à realidade econômica do país e muitos percalços, encerramos 2017 com o orgulho de ter mantido, durante todo o ano, facilidades como atendimentos médicos e odontológicos gratuitos aos associados; um centro profissionalizante, o CEPROMEC, que qualificou centenas de profissionais e, principalmente, lutado de forma incansável na defesa dos direitos daqueles que representamos”, afirma.

Ainda na opinião de Lima, o Brasil vive hoje uma crise de confiança e credibilidade em função da corrupção institucionalizada em diversas esferas, seja política, econômica ou institucional. “O maior desafio é recuperar valores de ética, honestidade e transparência, de modo que tais princípios voltem a fazer parte da rotina social”, comenta. Segundo o presidente, é fundamental que haja esse alinhamento para que seja retomado o crescimento e o desenvolvimento permanente.

Na perspectiva de Lima, é esperado que o ano de 2018 seja de recuperação para os setores produtivos do município. “Acreditamos muito na força do trabalho coletivo, motivado por interesses sociais comuns, como combustível para promover as mudanças e realizações necessárias em prol da comunidade”, ressalta.