Um dos grandes pilares do futuro para as empresas e, porque não dizer-se, também das cidades e países, está alicerçado no foco que se quer buscar. Uma empresa sem foco é um barco à deriva, sem rumo. Uma cidade sem propósito é uma cidade sem esperança; um país sem diretrizes claras também não funciona.
Toda empresa, cidade ou país deve ter um foco claro e bem definido. Se uma empresa não sabe o porquê está no mercado, muito dificilmente vai sobreviver. O mesmo vale para uma cidade ou um país. Até para você.
O foco de uma empresa deve ser definido na direção da satisfação dos clientes. Se uma empresa não tiver bem claro como atender os clientes, como conquistá-los, como mantê-los, como superar a concorrência, como expandir suas ações de maneira sólida e consistente, tende a ter problemas no futuro. Para isto, a definição clara do foco estratégico é primordial. De uma forma bem resumida, coloco que uma empresa deve definir se quer competir com o foco em custos ou em diferenciação.
Em custos significa entregar um produto básico, com preço baixo, com uma qualidade básica, sem muitos serviços, com pouca agregação de valor e sem muitos investimentos em inovação. Em diferenciação já demonstra que o foco da empresa está em diferenciar-se dos concorrentes entregando produtos com maior valor agregado, com qualidade superior, com alta importância da marca e dos serviços, com atendimento diferenciado e, normalmente, com alta inovação.
Uma cidade, seus governantes e seu povo, também deveriam pensar em ter um foco bem definido. Os prefeitos, juntamente com as entidades de classe e todos os cidadãos deveriam definir claramente as prioridades, o foco futuro. Para onde a cidade deve caminhar? Somente investir em estradas, iluminação pública, entre outros, já deveria ser coisa do passado.
Por aqui, o que a cidade pretende ser? Turística ou industrial? Comercial ou prestadora de serviços? Qual a competência central de sua cidade? Se Bento Gonçalves quiser ser diferenciada, tem que agir e estruturar planos para levá-la mais ainda na direção da diferenciação. Onde entra a inovação? As empresas estão recebendo condições do poder público para permanecer na cidade? Ou estão saindo para procurar melhores condições de competir em outros municípios?
E o Brasil? Para onde está caminhando? Você acredita que há algum plano estratégico geral para nosso país? Ou os governantes estão empurrando com a barriga pensando somente onde o umbigo chega, nas próximas eleições? Onde está o foco do Brasil? Um dia é agricultura que vai salvar a pátria; outro dia é o pré-sal? No outro, a redução de IPI; no outro a compra de caças para a FAB; no outro o Mais Médicos; etc. Sinceramente, falta visão para os governantes deste país.
Contudo, você, na sua empresa, não pode se dar ao luxo de não ter uma visão bem definida do futuro. Você precisa ter foco. As cidades precisariam ter um foco bem definido independentemente de prefeito ou partidos políticos. Nosso país precisaria realmente de líderes governamentais mais direcionados a levar este país ao desenvolvimento.
Não tenho certeza que sua empresa ou a que você trabalhe precise de uma revolução. Mas tenho certeza que nosso município precisa de uma e nosso país também. Não a de armas, mas a de estratégia e de planos para o futuro bem claros.
Pense nisso e sucesso.