A cidade de Torres tem as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul. As únicas praias gaúchas com acidentes geográficos, como morros, falésias, rio e enseadas que formam belos cenários.

Torres ganhou esse nome por conta dos enormes penhascos que se erguem à beira mar. São quatro os morros que se encontram entre as praias: Duas na praia da Guarita, O Morro do Meio (o maior de todos) e o Morro do Farol.

Os cenários das praias de Torres RS são únicos no Brasil. Não há nem uma outra praia no litoral brasileiro com falésias neste formato, com rochas de basalto.

Penhascos do Morro do Meio - Torres

As praias de Torres lotam no verão, atraindo um público diversificado, com turmas de jovens, casais e famílias. A praia da Guarita tem mar agitado e é frequentada por surfistas, as famílias marcam presença na praia da Cal, e quem procura animação segue para a praia Grande.

O passeio pelo Parque da Guarita com subida no topo da Torre Sul, e caminhada na Torre do Meio, são uma aventura obrigatória para quem vai conhecer a cidade de Torres pela primeira vez.

Turismo em Torres RS

Quando ir a Torres – Rio Grande do Sul

O verão gaúcho vai da metade de dezembro a metade de março. Este período corresponde a época de veraneio, melhor época para aproveitar as praias. Mas mesmo assim, as águas costumam ser geladas nas praias Gaúchas.

Se quiser curtir as praias vá nesta época. Mas se sua intenção for apenas conhecer os pontos turísticos, pode ir em qualquer época do ano. Uma boa data para visitar Torres, também, é durante o festival Internacional de Balonismo.

O festival de Balonismo de Torres é o maior da América Latina e costuma acontecer em datas próximas à Pascoa.

Como chegar em Torres – RS

É muito fácil chegar em Torres. A cidade se localiza no extremo Norte do Litoral Gaúcho, na divisa do estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Para quem chega de longe por vias aéreas, os aeroportos mais próximos são o de Porto Alegre a 197km e o de Florianópolis, a 280km.

Os acessos são pela BR-101 duplicada, tanto para quem vem do Sul (no Rio Grande do Sul) ou para quem vem do Norte (Santa Catarina). Para quem vem do Sul, também tem o acesso pela RS-389 (Estrada do Mar). Esta rodovia costeira margeia as praias do Litoral Norte Gaúcho.

Chegando de avião por Porto Alegre ou Florianópolis, considere alugar um carro para se deslocar até Torres e conhecer seus pontos turísticos.

Onde ficar em Torres – Hotéis e pousadas

Torres é um balneário bastante frequentado no verão. Com isso, a cidade oferece uma grande quantidade e variedade de opções de acomodações de todos os tipos: Tem apartamentos, casas e quitinetes mobiliados, além de hotéis e pousadas, é claro.

Segundo dados da Prefeitura, Torres recebe entre dezembro e fevereiro 400 mil turistas. A população flutuante no verão pode chegar a 200 mil pessoas, sendo que a população residente é de cerca de 40 mil.

Se quiser aproveitar as praias, precisa ser no verão (entre o final de dezembro e início de março), já que as águas são geladas. Mas saiba que esta é a época em que os preços são mais altos. Se for apenas para conhecer, vá fora da temporada de praia, quando os preços de hospedagem são muito mais baratos.

No Centro estão as praias mais movimentadas, onde há excelente estrutura, especialmente nas praias Grande e Prainha. Se procura um lugar mais sossegado fique na Praia de Itapeva, 12 km ao Sul do Centro.

Onde comer em Torres

À orla do rio Mampituba é o principal polo gastronômico da cidade. Neste ponto estão os melhores restaurantes de pescados da região, além de muitas churrascarias e bares.

Outro ponto de concentração de restaurantes fica na Rua José Bonifácio, próxima à rodoviária e também no centro e início da Praia Grande.

O que fazer em Torres: Pontos turísticos

Os principais atrativos de Torres são suas praias e as falésias. O Parque da Guarita oferece caminhadas e belas paisagens. O Rio Mampituba e sua orla repleta de bares e restaurantes, forma um belo cenário. Conheça cada ponto turístico da cidade, com mais detalhes:

Parque da Guarita

Parque da Guarita, vista da Torres Sul
Parque da Guarita, vista da Torres Sul

O Parque Estadual da Guarita é uma das principais atrações na lista do que fazer em Torres. É uma unidade de conservação do município de Torres, onde estão os maiores atrativos da cidade, os penhascos à beira mar.
O parque oferece acesso pavimentado, estacionamento, lanchonete e escadarias para subir aos morros.

O acesso é pela Praia do Cal, a apenas 1,5 km do centro.

Torres Sul, no Parque da Guarita
Torres Sul, no Parque da Guarita

Os principais pontos turísticos de Torres dentro do parque são: Praia da Guarita, Torre Sul e a Torre do Meio.
A Torre Sul possui um grande paredão de frente para o mar. Há uma escadaria de mais de 100 degraus que dá acesso ao topo do morro. Lá do alto se tem uma bela vista da Praia da Guarita, Praia de Itapeva, Morro do Meio, das dunas e da cidade.

Furnas do Morro do Meio - Torres
Furnas do Morro do Meio

A Torre do Meio, também conhecido como Morro das Furnas, fica entre a Praia do Cal e a Praia da Guarita, é enorme, tem 800 metros de extensão, e a trilha que atravessa o platô, é uma ótima opção de caminhada.

O que fazer em Torres
Vista aérea do Morro do Meio

Há alguns pontos onde é possível descer pelas escadarias e visualizar as furnas, onde o mar entra em cavernas por baixo dos penhascos. Cuidado! Algumas escadas são bastante íngremes e com a maré alta é perigoso ir em alguns locais, pois o mar é muito forte no local.

Morro do Farol – Torres

Vista aérea do Morro do Farol

O Morro do O Morro do Farol fica fora do parque da Guarita. É a última falésia ao norte, localizado junto ao centro da cidade. Lá do alto se tem uma boa visão da Praia Grande, Prainha, Praia do Cal e Morro do Meio.

Paraglider no Morro do Farol - Torres
Paraglider no Morro do Farol

O local é ponto de voos de paraglider e tem acesso de carro ao topo. Possui áreas de gramado, estacionamento e uma pracinha, com algum comércio de ambulantes.

Gruta Nossa Senhora Aparecida e Calçadão da Praia do Cal

Calçadão da Praia do Cal

Este ponto turísticos de Torres fica na parte de baixo do Morro do Farol, entre as rochas e o mar, onde há um calçadão. Esta trilha liga a praia do Cal com a Prainha e além de ser um ótimo local para caminhada, leva também à gruta de Nossa Senhora Aparecida.
A gruta fica aos pés do Morro do farol, nos rochedos de sua parte central

Lagoa do Violão

Lagoa do Violão - Torres RS
Vista aérea da Lagoa do Violão

Localizada praticamente no centro da cidade, a lagoa ganhou esse nome por possuir formato semelhante a um violão. O local é indicado para a prática de esportes aquáticos e caminhadas. A volta na lagoa tem cerca de 2 km de circunferência.
Na parte central há uma ponte para pedestres onde é possível atravessar de um lado a outro. É um ótimo local para a prática de esportes ou para descansar à sombra.

Rio Mampituba

Rio Mampituba
Vista aérea do Rio Mampituba

O Rio Mampituba faz a divisa natural do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O local é ponto de saída de passeios de barco, ponto de pesca e área gastronômica. No outro lado do rio fica a cidade de Passo de Torres.

Antes de chegar à cidade, o rio conta com manguezais, vegetação nativa, e curvas muito acentuadas. Sua foz foi delineada pelos molhes, o que facilita a saída dos barcos pesqueiros, já que o mar no local, por vezes é bem agitado.

Ponte pênsil: Torres RS – Passo de Torres – SC

Ponte pênsil do Rio Mampituba


A ponte pênsil é uma passarela suspensa para travessia de pedestres, que Liga Torres a Passo de Torres. A passarela de 100 metros de extensão faz a travessia do Rio Mampituba e dos dois estados, RS e SC.
Além de balançar e se tornar divertido para os turistas, o local oferece uma bela paisagem.

Molhes da Barra

Molhes da Barra de Torres
Vista aérea dos Molhes da Barra de Torres

Esta atração da lista do que fazer em Torres é o ponto mais ao Norte do Litoral Gaúcho. Os Molhes da Barra servem para diminuir a força das ondas, no encontro do rio e o mar e proteger a Foz do rio Mampituba.
Com 400m de extensão, serve também como ponto de pesca e área para caminhada, ou ainda, para apreciar a paisagem e o a movimentação do mar. Há também um molhe no lado do Passo de Torres com 150m de extensão.

Ilha dos Lobos

Ilha dos Lobos - Torres

A Ilha dos Lobos é um ponto turístico de Torres localizado em alto mar, a cerca de 1.800 metros da orla. É uma Unidade de Conservação, qualificada como refúgio de lobos marinhos. O local é habitado por lobos e leões marinhos que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias.

Um tour de barco leva à Ilha dos Lobos para a observação dos animais. Porém as embarcações apenas contornam a ilha, não havendo desembarque. Na Ilha, é proibida qualquer atividade de pesca, desembarque ou prática esportiva, como o surf.

Igreja São Domingos

Igreja Santo Domingo - Torres

Inaugurada em 1824, a Igreja de São Domingos foi a primeira igreja da cidade de Torres, e também no trecho entre Laguna e Osório. É a igreja matriz da cidade e também o principal marco histórico. A igreja está localizada na parte de trás do Morro do Farol.

Igreja Santa Luzia e Praça Getúlio Vargas

Igreja Santa Luzia - Torres

Iniciada em 1958, a igreja Santa luzia foi sendo construída aos poucos. Fica no centro da cidade de Torres e é a igreja onde se realizam mais missas na região.
Em frente à igreja fica a Praça Getúlio Vargas, uma bela e espaçosa praça e bem arborizada.

Fonte: www.viagensecaminhos.com

Fotos: Reprodução