Sol, mar, sombra e água fresca. Isso é o que a maioria dos brasileiros tem em mente quando o assunto é férias. Praia é o refugio dos trabalhadores que estão a fim de afrouxar a gravata, tirar o sapato e sentir a areia quentinha nos pés, se for possível se esticar na rede e comer isca de peixe então, aí o sonho está formado. Em Bento Gonçalves não é diferente, o destino preferido e considerado ideal para a maioria dos munícipes está rodeado de água salgada, guarda-sóis e fica no nordeste do país.

Segundo Sidriana Marini, agente de viagem na empresa Bento Turismo, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os bento-gonçalvenses têm procurado ficar dentro do Brasil para aproveitar as praias. “Temos locais maravilhosos que, às vezes, são pouco explorados, pois muita gente acredita que viajar para fora ainda é o melhor. Mas temos oferecido Porto de Galinhas, Natal, Maceió, Porto Seguro e Fortaleza que estão sendo muito bem aceitos”, comenta Sidriana.

Quando o assunto é viajar para o exterior, escolha que os munícipes têm feito em épocas frias no Rio Grande do Sul, a Patagônia e a Europa são os preferidos. “A facilidade da língua influencia muito na decisão. Sem falar que lugares como Portugal e Espanha são lindos e há diversas atrações. Os Estados Unidos também estão na lista de desejos, pois há a facilidade de compras em Miami, por exemplo”, diz a agente de viagem da Bento Turismo.

Para os que preferem ter um pouco mais de cautela na hora de gastar com pacotes de viagem, a proposta da Empresa Santo Antônio é oferecer idas a Santa Catarina. “As pessoas estão escolhendo destinos onde elas consigam estar mais seguras, principalmente quando o assunto é o financeiro. Nós temos a restrição de fazermos apenas transportes rodoviários, então Balneário Camboriú, ligado ao Bento Carreiro, é uma ótima opção”, salienta Angélica Gregório, agente de viagem.

A internet tem facilitado o momento da escolha. Angélica garante que a maioria das pessoas que pretende viajar, já chega à empresa com todas as informações sobre o local e com o orçamento definido. “Dificilmente vem até nós alguém que não pesquisou antes o destino, os passeios, as formas de pagamento ou, até mesmo, detalhes de hospedagem. A internet tem ajudado muito os turistas, até no momento em que eles estão no local e querem descobrir alguma outra informação”, diz Angélica.

Mas é impossível esquecer que Bento Gonçalves é uma cidade turística também e que atrai pessoas de todo país. A Giordani Turismo, empresa que recebe turistas e os leva para conhecer as beleza da região, mantém os pacotes e promoções para a época de verão em que inicia a Vindima na Serra Gaúcha. “A colheita da uva, a pisa e o momento de degustação em meio aos parreirais atraia pessoas do mundo todo. Não podemos dizer que apenas brasileiros gostam de descobrir as novidades, os americanos e os europeus acham o Vale dos Vinhedos e o Caminhos de Pedra belíssimos”, garante Renata Ractz Batista, auxiliar de marketing do grupo Giordani.

Cias aéreas registram queda nas vendas

Balanço divulgado na quarta-feira, 25, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra que o número de passageiros transportados pelas empresas aéreas no país diminuiu 7,8% no ano passado na comparação com 2015. Ao todo, nos 12 meses do ano, as companhias aéreas transportaram 88,7 milhões de passageiros, frente aos 96,2 milhões registrados em igual período do ano anterior. Essa é a primeira vez em dez anos que o país tem queda no número de passageiros transportados pelas companhias de aéreas.

Em 2016, ano marcado pela crise econômica, a demanda dos brasileiros pelo transporte aéreo recuou 5,7% na comparação com 2015. No mesmo período, por sua vez, a oferta de assentos por parte das empresas também diminuiu em 5,9%. Por outro lado, os dados da Anac revelam que no ano passado houve um leve crescimento do número de passageiros por voo. A chamada taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos foi de 80%, frente a 79,8% em 2015, variação positiva de 0,2%. Em dezembro de 2016, o aproveitamento doméstico foi de 81,3%, crescimento de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2015. O resultado, segundo a Anac, representa o maior valor do indicador para meses de dezembro desde o início da série histórica, em 2000.

Dicas para economizar:

1. Escolha um destino barato: Às vezes subestimamos alguns lugares achando que não é tão bom porque não conhecemos ninguém que foi para lá, e o medo de arriscar um lugar novo pode fazer você perder uma ótima oportunidade de explorar uma cidade ou país diferente. Então, a dica é procurar por lugares, do seu interesse, mas que sejam mais alternativos ou não tão turísticos. Até porque cidades muitos turísticas tendem a ser sempre lotadas, e com isso, os preços de hospedagem, transporte e alimentação triplicam.

2. Pesquise e pesquise, sempre: Hoje em dia a internet facilita muito a vida dos viajantes. E uma das dicas mais importantes é a pesquisa. Antes de comprar as passagens, não vá pela primeira oferta, veja dias diferentes, horários diferentes e em sites diferentes.
3. Prefira andar com o transporte público:
Se você estiver viajando sozinho, com namorado (a), ou de galera, prefira usar o transporte público. Além de você conhecer melhor a cidade, andando por cada canto do lugar, você economiza bastante. Por isso, é importante escolher hotéis e hostels próximos do centro da cidade, porque a mobilidade é melhor e mais acessível e assim você aproveita melhor a cidade.

4. Viaje na baixa temporada: A baixa temporada na Europa vai de novembro a 14 de dezembro e de 25 de dezembro até março. Já nos Estados Unidos, a baixa temporada está entre os meses de março a maio, e de agosto a novembro. E no Brasil é entre março a junho e agosto a novembro. Se fosse para escolher, o melhor seria viajar no verão para aproveitar o que o Brasil tem de bom, todas as belezas naturais e dias bonitos com sol, porém isso implica em passagens e hospedagens mais caras. Então, a dica é viajar na baixa temporada e economizar muito. E mesmo assim, ter uma viagem ótima e sem hotéis lotados e cidades cheias.

5. Saiba escolher um lugar bom e barato e economize nas refeições: Não precisa passar fome ou comer sanduiche todos os dias no almoço, mas saber escolher um restaurante barato faz o seu dinheiro durar mais e você pode gastar com outras coisas. Alimentação é sempre muito importante, claro. O ideal é você escolher restaurantes de pessoas locais, de moradores dos bairros, é sempre uma boa comida e bem mais leve no seu bolso.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.