Existem mais de 270 motivos que podem te causar multa no trânsito, segundo dados do Detran. Mas, você, motorista de Bento Gonçalves, sabe qual é o destino das infrações que paga? Em 2015 foram recolhidos aproximadamente R$ 840 mil, sendo que parte do dinheiro veio de infrações cometidas por condutores que estacionaram em local proibido, conduziram veículo sem cinto de segurança e falando ao celular.
O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), Vanderlei Mesquita, garante que as verbas arrecadas no ano passado foram utilizadas para melhorias no trânsito. “Foram destinadas à pintura e sinalização de vias, pinturas e manutenção de meio fio, colocação de tachões casinhas e contenções, manufatura de placas de sinalização, material de uso dos agentes, uniformes e paramentos, compra, manutenção e abastecimento de veículos, manutenção e aluguel de equipamento de comunicação”, salienta Mesquita.
O secretário lembra ainda que com as novas leis de comunicação da Anatel, é necessário transmissores e rádios digitais, além de câmeras de videomonitoramento e sistema semafórico atualizado. Além disso Mesquita garante foram repostas muitas placas de sinalização que foram danificadas ou furtadas.

Multas ficaram
mais caras

A presidente Dilma Rousseff, em maio deste ano, sancionou medidas que enrijecem as punições previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), principalmente com aumento no valor das multas, que começa a valer em novembro deste ano. As multas básicas não sofriam reajustes desde 2002, quando uma resolução fixou o valor atual. As elevações que ocorreram desde então foram para certas infrações consideradas mais perigosas.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.