A causa apontada é a falta de poda das árvores e pouca quantidade de postes de luz. Prefeitura informa que há projeto de revitalização

A Centenário é uma das principais e maiores praças de Bento Gonçalves, dentre as 48 existentes na cidade. Conhecida pela grande quantidade de árvores, o espaço está localizado na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Félix da Cunha, no Centro. Entretanto, a pouca luminosidade durante o dia tem gerado preocupação nos moradores dos arredores.

O empresário Álvaro Sandrin afirma que o cenário tem tornado a passagem pelo local perigosa. “Quando vou à feira, dou a volta e não desço pela escadaria. Com a grande quantidade de árvores, com copas altas, e as que ainda vão crescer, entra pouca luz na praça. Deveriam podar as plantas. Isso inibe até mesmo o passeio de turistas”, pontua. Nas ruas ao lado ocorrem as feiras Ecológica, a Livre do Produtor Rural e a do Peixe Vivo.

De acordo com a prefeitura, podas iniciam em maio, período de dormência das plantas. Foto: Franciele Zanon

O que diz a Prefeitura?

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM), a poda é indicada nos meses de maio, junho, julho e agosto, pois é a época em que as árvores estão em repouso vegetativo (dormência). Fora deste período, prejudica os árboreos, podendo até mesmo causar morte. “As podas em praças e áreas públicas são feitas anualmente, de maneira a adequar as plantas aos passeios, quadras e parquinhos, e proporcionar sombra sem causar problemas com postes de iluminação e possível quedas de galhos secos”, esclarece o titular da pasta, Claudiomiro Dias.

Projeto de revitalização prevê melhorias na iluminação. Foto: Franciele Zanon

No local, há 13 postes de luz, sendo que cinco estão dentro das quadras de basquete e da pista de skate. A Secretaria sustenta que há um projeto de revitalização do espaço, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), que inclui a melhoria na iluminação.

Revitalização do posto da Brigada

A praça Centenário conta também com um posto da Brigada Militar. O major do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (Bpat), Luiz Fernando Becker, destaca que o espaço deve passar por revitalização, de forma a melhorar a visibilidade dos policiais.

A entrada do local é em direção ao terminal de ônibus. “A ideia é aperfeiçoamento nas instalações com um prédio bem mais iluminado, com câmeras e janelas voltadas para o interior da praça, a fim de facilitar a visualização. Os policiais não conseguem ver tudo que ocorre, mas só pela existência no local, já é um inibidor de alguma ação criminosa próxima”, esclarece. Caso haja alguma ação suspeita, ligue para o 190.